Psicoterapia Psicodinâmica de Crianças e Gravidez da Terapeuta: Estudo de Caso Sistemático

Autores

  • Fernanda Munhoz Driemeier Schmidt Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Marina Bento Gastaud Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Vera Regina Röhnelt Ramires Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2836

Palavras-chave:

psicoterapia psicanalítica, psicoterapia da criança, processo psicoterapêutico

Resumo

O presente estudo buscou descrever as características do processo psicoterápico psicodinâmico de uma criança com uma terapeuta grávida e identificar possíveis repercussões dessa gravidez no tratamento. Realizou-se um estudo descritivo, longitudinal, baseado no procedimento de estudo de caso único sistemático. Participaram uma menina de oito anos de idade e sua terapeuta que engravidou durante o tratamento. Foram analisadas 40 sessões da psicoterapia por meio do Child Psychotherapy Q-Set. O processo terapêutico foi dividido em quatro períodos de acordo com a gravidez da terapeuta: (1) terapeuta não estava grávida; (2) terapeuta sabia de sua gestação, mas o assunto não havia sido verbalizado; (3) assunto foi tratado no setting terapêutico; (4) retorno da licença maternidade. Os resultados demonstraram uma diminuição da neutralidade e da colocação de limites, discussão de pausas e interrupções no tratamento. Concluiu-se que a gravidez da terapeuta influencia o setting terapêutico de forma acentuada.

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Publicado

2018-07-02

Edição

Seção

Psicologia da Saúde

Como Citar

Schmidt, F. M. D., Gastaud, M. B., & Ramires, V. R. R. (2018). Psicoterapia Psicodinâmica de Crianças e Gravidez da Terapeuta: Estudo de Caso Sistemático. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2836. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2836