Indicadores de Problemas Emocionais e de Comportamento em Adolescentes: Avaliação entre Múltiplos Informantes

Autores

  • Bruna Mainardi Rosso Borba Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Angela Helena Marin Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2825

Palavras-chave:

saúde mental, adolescência, distúrbios do comportamento

Resumo

As taxas de prevalência dos problemas emocionais e de comportamento na adolescência sugerem que sua identificação por meio de diferentes informantes é relevante com vistas ao tratamento e prevenção de quadros clínicos. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a associação e o padrão de concordância quanto aos indicadores de problemas internalizantes, externalizantes e total de problemas entre adolescentes, seus familiares e professores. Participaram 70 adolescentes, 70 familiares e 21 professores que responderam, respectivamente, ao Inventário de Comportamentos Autorreferidos para jovens e ao Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes em sua versão para pais e para professores. Houve maior concordância na avaliação de adolescentes e familiares do que de professores e adolescentes e ausência de concordância entre familiares e professores. Além disso, os adolescentes evidenciaram mais indicadores de problemas internalizantes. Assim, confirma-se a necessidade de contemplar múltiplos informantes na avaliação de dificuldades emocionais/comportamentais de adolescentes, com vistas a sua melhor compreensão e detalhamento.

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Publicado

2018-07-02

Edição

Seção

Psicologia da Saúde

Como Citar

Borba, B. M. R., & Marin, A. H. (2018). Indicadores de Problemas Emocionais e de Comportamento em Adolescentes: Avaliação entre Múltiplos Informantes. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2825. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2825