O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual

Autores

  • Fabián Javier Marin Rueda Universidade São Francisco
  • Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2807

Palavras-chave:

avaliação psicológica, desenvolvimento perceptomotor, teste gestáltico de Bender

Resumo

O Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) é um dos principais sistemas de avaliação visomotora utilizados no Brasil. Entretanto, estudos com amostras com desenvolvimento atípico são escassos. Este estudo verificou o funcionamento dos itens do B-SPG em uma amostra com desenvolvimento típico (Grupo A, n = 198, idade entre sete e dez anos, aplicação coletiva) e com pessoas com diferentes diagnósticos de deficiência intelectual (Grupo B, n = 203, idade entre 11 e 30 anos, aplicação individual) respeitando-se todos os aspectos éticos. Os resultados indicaram figuras com funcionamento diferencial. A figura 6 favoreceu o grupo A, e as figuras 1 e 2 favoreceram o B. A curva de informação do teste indicou baixa precisão nas pontuações extremas. Discute-se a realização de mais estudos, visando melhor compreensão do funcionamento do B-SPG em diferentes amostras de modo a testar o quanto os achados se generalizam a outras amostras.

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Rueda, F. J. M., & Jesuíno, A. D. S. A. (2018). O Bender-Sistema de Pontuação Gradual na Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2807. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2807