Processamento Fonológico e Habilidades de Leitura e de Escrita na Alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272768201707Palavras-chave:
consciência fonológica, memória operacional, leitura, escritaResumo
Estudos sugerem a influência do processamento fonológico sobre a alfabetização, embora haja controvérsias sobre as habilidades cognitivas subjacentes a esse constructo. Este estudo investigou a contribuição da consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, nomeação rápida e processamento visual no desempenho em leitura e escrita de uma amostra de 50 alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Os resultados indicaram que a consciência fonológica e a memória de trabalho fonológica são as habilidades que mais contribuem para o desempenho inicial em leitura e escrita. Quanto às habilidades de nomeação rápida, apenas a nomeação de letras apresentou correlação significativa com a leitura e escrita, não havendo correlação destas últimas com o processamento visual. A análise fatorial exploratória sugeriu o agrupamento das variáveis estudadas em três fatores, o primeiro formado pela memória de trabalho fonológica e consciência fonológica, o segundo, pela nomeação rápida e o terceiro, pelo processamento visual.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.