Parentalidade e Envolvimento Parental no Ensino Secundário: Grupos Focais com Pais de Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272767201704Palavras-chave:
parentalidade, envolvimento, relações pais-escola, grupos focais, adolescentesResumo
O papel dos pais no desenvolvimento dos adolescentes é amplamente descrito como sendo desafiante, em particular quanto ao seu envolvimento na educação escolar. Com o objetivo de analisar as perceções de pais de adolescentes sobre o papel parental, o envolvimento parental e a parceria família-escola no ensino secundário foram conduzidos dois grupos focais em duas escolas públicas. Os resultados, globalmente, indicam que o estabelecimento de regras, a monitorização e o apoio são funções parentais desafiantes e importantes no desenvolvimento dos adolescentes. O envolvimento parental altera-se durante a escolaridade e várias razões foram apontadas para as mudanças no ensino secundário: as exigências deste nível de escolaridade, a falta de tempo, a autonomização dos adolescentes e o estilo de comunicação dos professores. Quanto às relações família-escola, os pais partilharam experiências diferenciadas sobre a promoção e desenvolvimento desta parceria.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.