Efeitos de um Treino Breve de Meditação no Afeto Negativo, Ansiedade Traço e Atenção Concentrada
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272562201513Resumo
A meditação tem sido associada a desfechos psicológicos positivos, mas intervenções curtas ainda são pouco investigadas. O objetivo deste ensaio piloto, randomizado e controlado, foi avaliar os efeitos de cinco dias de meditação focada no afeto positivo e negativo, na ansiedade estado e traço, bem como na atenção concentrada em uma amostra não clínica distribuída em dois grupos (experimental = 14, 51,8% mulheres, Midade= 23,9; controle = 19, 62% mulheres, Midade= 24,9). Utilizou-se a Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo, o Inventário de Ansiedade Traço e Estado e o Teste de Atenção Concentrada. O grupo da meditação reduziu o afeto negativo e a ansiedade traço, assim como aumentou as respostas corretas do teste de atenção concentrada, comparado ao grupo controle. Estes achados preliminares indicam que mesmo um treino breve de meditação focada pode ajudar a melhorar algumas variáveis psicológicas. Discute-se que a manifestação precoce destes benefícios pode ser especialmente relevante como uma forma de reforçar a motivação para a continuidade e regularidade da prática.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.