Os Desejos e a Expressão de Gratidão dos Jovens
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272562201501Resumo
Poucos estudos examinaram o desenvolvimento da gratidão em jovens, e nenhum estabeleceu relações entre sua gratidão e seus desejos. Assim, solicitamos a 358 participantes norte-americanos entre 7 e 14 anos de idade (56% meninas; 55% brancos) que escrevessem qual seria o seu maior desejo e o que eles fariam a seu benfeitor. Utilizando qui quadrado e estimativa de curva linear, encontramos que os mais jovens (de 7 a 10 anos de idade) foram significativamente mais propensos a expressar desejos hedonistas (desejo por ganho imediato) e gratidão concreta (não considerando os desejos do benfeitor); os jovens mais velhos (de 11 a 14 anos de idade) foram significativamente mais propensos a desejar seja algo envolvendo bem-estar futuro para si mesmos seja o bem-estar de outros e gratidão conectiva (levando em conta os desejos do benfeitor).Em ambos os grupos etários, houve uma relação inversa significativa entre desejos hedonistas e gratidão conectiva.Esta pesquisa tem implicações para encorajar o sentimento e a expressão de gratidão conectiva.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.