A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200011Palabras clave:
Relação escola-famílias, formação continuada de professores, desenvolvimento profissional de professoresResumen
Este artigo examina resultados de um projeto cujo objetivo foi fortalecer as relações escola-famílias. Consideraram-se as demandas indicadas por uma comunidade escolar (professores e famílias dos alunos de uma escola pública estadual de segundo ciclo do ensino fundamental). A experiência foi desenvolvida a partir do uso de uma metodologia de pesquisa e intervenção relacionada a um programa de formação continuada de professores no local de trabalho. Dados de questionários e de entrevistas com os diferentes participantes foram considerados assim como de observações dos encontros dos pesquisadores com os professores e destes com as famílias de seus alunos. Com a experiência foi possível construir, em colaboração, estratégias de aproximação escola-famílias. Para tanto, partiu-se das visões que professores e famílias apresentavam sobre as necessidades educativas dos alunos e a importância dos conhecimentos escolares. Foi possível ainda conhecer aspectos da cultura escolar e promover e acompanhar processos de desenvolvimento profissional de professores.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2005-08-01
Número
Sección
Empirical Research
Licencia
Para poner a disposición los contenidos, Paidéia adopta la Licencia Creative Commons, CC-BY. Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, así como remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente, lo que da los debidos créditos de derechos de autor apropiados a la revista, ofrece un enlace a la licencia e indica se han realizado cambios.
Reproducción parcial de otras publicaciones
Las citas que exceden las 500 palabras, la reproducción de una o más figuras, tablas u otras ilustraciones deben contar con la autorización escrita del titular de los derechos de autor del trabajo original para la reproducción especificada en la revista
Cómo citar
Reali, A. M. de M. R., & Tancredi, R. M. S. P. (2005). A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva . Paidéia (Ribeirão Preto), 15(31), 239-247. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200011