A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva

Autores/as

  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos
  • Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200011

Palabras clave:

Relação escola-famílias, formação continuada de professores, desenvolvimento profissional de professores

Resumen

Este artigo examina resultados de um projeto cujo objetivo foi fortalecer as relações escola-famílias. Consideraram-se as demandas indicadas por uma comunidade escolar (professores e famílias dos alunos de uma escola pública estadual de segundo ciclo do ensino fundamental). A experiência foi desenvolvida a partir do uso de uma metodologia de pesquisa e intervenção relacionada a um programa de formação continuada de professores no local de trabalho. Dados de questionários e de entrevistas com os diferentes participantes foram considerados assim como de observações dos encontros dos pesquisadores com os professores e destes com as famílias de seus alunos. Com a experiência foi possível construir, em colaboração, estratégias de aproximação escola-famílias. Para tanto, partiu-se das visões que professores e famílias apresentavam sobre as necessidades educativas dos alunos e a importância dos conhecimentos escolares. Foi possível ainda conhecer aspectos da cultura escolar e promover e acompanhar processos de desenvolvimento profissional de professores.

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Publicado

2005-08-01

Número

Sección

Empirical Research

Cómo citar

Reali, A. M. de M. R., & Tancredi, R. M. S. P. (2005). A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva . Paidéia (Ribeirão Preto), 15(31), 239-247. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200011