Professores em pedagogia hospitalar: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3139Palavras-chave:
Educação especial, Inclusão escolar, Trabalho docenteResumo
Professores hospitalares enfrentam o desafio de incluir em contextos complexos com poucos antecedentes empíricos. Esta revisão sistemática (Sánchez-Meca, 2010) teve como objetivo analisar os estudos empíricos publicados entre 2000 e 2020 sobre a pedagogia em contextos hospitalares. Utilizando os lineamentos PRISMA, identificamos 363 artigos nas bases de dados; Web of Science, Scielo y Scopus, selecionando 11 sobre o critério de inclusão. Identificamos três categorias: tendências de estudo; dimensões de trabalho e características docentes; e desafios. Os resultados mostram a predominância no campo de estudos descritivos; focos teóricos de inclusão e direitos; e mulheres como docentes e investigadoras. As investigações enfatizam em aspectos emocionais, falta de orientação e dificuldades relacionais do trabalho docente. Concluímos que existe uma necessidade de fortalecer metodologicamente os estudos, aumentar a corresponsabilidade entre docente e equipe medica; e gerar politicas de formação especifica. Esses descobrimentos identificam avanços e desafios no campo, podendo orientar o seu desenvolvimento.
Downloads
Referências
Äärelä, T., Määttä, K., & Uusiautti, S. (2018). The challenges of parent-teacher collaboration in the light of hospital school pedagogy. Early Child Development and Care, 188(6), 709-722. doi:10.1080/03004430.2016.1230108
Arango, L. G., & Molinier, P. (2011). El trabajo y la ética del cuidado [Work and the ethics of care]. Medellín, Colombia: La Carreta Social y Escuela de Estudios de Género, Universidad Nacional de Colombia.
Ardón Esquivel, D., Leytón Vega, F., Méndez Rodríguez, N., Monge Brenes, K., & Valverde Cabezas, G. (2017). La pedagogía hospitalaria en Costa Rica: La atención a la niñez menor de siete años de edad [Hospital pedagogy in Costa Rica: Attention to children under seven years of age]. Actualidades Investigativas en Educación, 17(1), 1-23. doi:10.15517/aie.v17i1.27295
Bustos, C., & Cornejo, R. (2014). Sentidos del trabajo en docentes de aulas hospitalarias: Las emociones y el presente como pilares del proceso de trabajo [Senses of work in hospital classroom teachers: Emotions and the present as pillars of the work process]. Psicoperspectivas Individuo y Sociedad, 13(2), 186-197. doi:10.5027/psicoperspectivas-Vol13-Issue2-fulltext-365
Crespo Molero, F., & Sánchez Romero, C. (2019). Alumnado con trastorno mental grave: Análisis de la atención educativa recibida en la Comunidad de Madrid [Students with severe mental disorders: Analysis of the educational attention received in the Community of Madrid]. Psychology, Society, & Education, 11(1), 113-124. doi:10.25115/psye.v10i1.2124
Deleuze, G., & Guattari, F. (1992). O que é a filosofia? [What is philosophy?] (B. Prado Jr. & A. A. Muñoz, Trans.). Rio de Janeiro, RJ: Editora 34.
Deleuze, G., & Guattari, F. (2008). Mil-Platôs: Vol. 1. Capitalismo e esquizofrenia [Thousand Plateaus: Vol. 1. Capitalism and schizophrenia] (A. L. Oliveira, A. Guerra Neto, & C. P. Costa, Trans.). Rio de Janeiro, RJ: Editora 34.
Fernandéz Hawrylak, M. (2000). La pedagogía hospitalaria y el pedagogo hospitalario [Hospital pedagogy and the hospital teacher]. Tabanque, (15), 139-150. Retrieved from https://uvadoc.uva.es/bitstream/handle/10324/8826/Tabanque-2005-15-LaPedagogiaHospitalariaYElPedagogoHospitalario.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Fundación Carolina Labra Riquelme. (2019). Dos décadas de experiencia en pedagogía hospitalaria [Two decades of experience in Hospital Pedagogy]. Santiago, Chile: Santillana. Retrieved from https://www.fclr.cl/wp-content/uploads/2020/08/DOS_DECADAS_PEDAG_HOSPT-min.pdf
Ganem, L. S., & Silva, C. C. B. (2019). Pedagogical home care actions: Possibilities and challenges. Revista Brasileira de Educação Especial, 25(4), 587-602. doi:10.1590/s1413-65382519000400004
Gomes, R. B. G., Conceição, C. C., & Cavalcante, T. C. F. (2019). A importância da classe hospitalar Semear do Recife no processo de continuidade da escolarização dos estudantes/pacientes com câncer [The importance of the hospital school program Semear do Recife in the process to continue the schooling of students/patients with cancer]. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 100(256), 633-650. doi:10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4068
Hen, M. (2018). Causes for procrastination in a unique educational workplace. Journal of Prevention & Intervention in the Community, 46(3), 215-227. doi:10.1080/10852352.2018.1470144
Jiménez, N. N. V., Montes, J. E. O., & Alcocer, E. C. P. (2019). Hospital pedagogy: A space of love and recognition for the oncological pediatric patient. Texto & Contexto - Enfermagem, 28, e20180112. doi:10.1590/1980-265X-TCE-2018-0112
Latorre Medina, M. J., & Blanco Encomienda, F. J. (2010). Función profesional del pedagogo en centros hospitalarios como ámbitos educativos excepcionales [Professional role of the pedagogue in hospitals as exceptional educational settings]. Educación XX1, 13(2), 95-116. doi:10.5944/educxx1.13.2.239
Lizasoáin Rumeu, O., & Polaino-Lorente, A. (1996). La pedagogía hospitalaria como un concepto unívoco e innovador [Hospital pedagogy like a unique and innovative concept]. Comunidad Educativa, (231), 14-15.
Lorente Molina, B. (2004). Género, ciencia y trabajo. Las profesiones feminizadas y las prácticas de cuidado y ayuda social [Gender, science and work. Feminized professions and social care and support practices]. Scripta Ethnologica, (26), 39-53. Retrieved from https://www.redalyc.org/pdf/148/14802602.pdf
Lozano Lima, A. M., & Genta Lugli, R. S. (2020). Os tempos da ação docente na classe hospitalar [The times of teaching action in the hospital class]. Educação, 45, 1-19. doi:10.5902/1984644440241
Marchesan, E. C., Bock, A. M. B., Petrilli, A. S., Covic, A. N., & Kanemoto, E. (2009). A não-escola: Os sentidos atribuídos à escola e ao professor hospitalares por pacientes oncológicos [The non-school: The meanings attributed to hospital school and teacher by cancer patients]. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(3), 476-493. doi:10.1590/S1414-98932009000300005
Maxwell, J. (1992). Understanding and validity in qualitative. Harvard Educational Review, 62(3), 279-300. doi:10.17763/haer.62.3.8323320856251826
Palomares-Ruiz, A., Sánchez-Navalón, B., & Garrote-Rojas, D. (2016). Educación inclusiva en contextos inéditos: La implementación de la Pedagogía Hospitalaria [Inclusive education in unprecedented contexts: The implementation of Hospital Pedagogy]. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14(2), 1507-1522. Retrieved from http://www.scielo.org.co/pdf/rlcs/v14n2/v14n2a43.pdf
Riquelme, S. (2006). Aulas y pedagogía hospitalaria en Chile. Santiago, Chile: Grafimpres.
Sánchez-Meca, J. (2010). Cómo realizar una revisión sistemática y un meta-análisis [How to
conduct a systematic review and meta-analysis]. Aula Abierta, 38(2), 53-64.
Serradas Fonseca, M. (2015). La pluridimensionalidad del rol del docente hospitalario. Educ@ción en Contexto, 1(2), 38-55. Retrieved from https://educacionencontexto.net/journal/index.php/una/article/view/17/24
Souza, Z., & Rolim, C. (2019). As vozes das professoras na pedagogia hospitalar: Descortinando possibilidades e enfrentamentos [The voices of the teachers in the hospital pedagogy: Unveiling possibilities and confrontations]. Revista Brasileira de Educação Especial, 25(3), 403-420. doi:10.1590/s1413-65382519000300004
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.