Ensino Superior a Distância: Possibilidade de Evasão, Estilos e Estratégias de Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2931

Palavras-chave:

educação a distância, características do estudante, evasão

Resumo

Educação a Distância (EAD) tem se mostrado adequado ao atual campo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E), que passa constantemente por transformações decorrentes de inovações tecnológicas. Características dos estudantes é um dos fatores responsáveis pelo abandono de programas de EAD. O objetivo deste estudo foi relacionar a possibilidade de evasão de um curso em EAD e as variáveis pertencentes às características do estudante (Estratégias e Estilos de Aprendizagem). Responderam, virtualmente, aos instrumentos de Estilos e Estratégias de Aprendizagem, 135 alunos matriculados em um curso superior a distância. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes que não abandonariam o curso utilizam as Estratégias de Aprendizagem Autorregulatórias e Comportamentais e apresentam o Estilo de Aprendizagem relacionado ao Ambiente de Estudo. Os dados obtidos contribuem para futuros planejamentos de programas de TD&E, que devem levar em consideração as características da clientela.

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Publicado

2019-07-05

Edição

Seção

Psicologia Social

Como Citar

Andrade, R. B. N. M., & Zerbini, T. (2019). Ensino Superior a Distância: Possibilidade de Evasão, Estilos e Estratégias de Aprendizagem. Paidéia (Ribeirão Preto), 29, e2931. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2931