Petrobras: entre fatos, relatos e argumentos legitimantes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.188005Palavras-chave:
Comunicação organizacional, Narrativa, História, PetrobrasResumo
Este artigo apresenta um recorte analítico do livro A questão do petróleo no Brasil: uma história da Petrobrás, fundamentando-se metodologicamente nos métodos de macroanálise narrativa, para identificar o encadeamento dos fatos e o ordenamento lógico no processo de narrativização da história organizacional, análise das estratégias discursivas, a fim de compreender a maneira como a história e sua organização são representadas no discurso, e análise retórico-argumentativa, buscando evidenciar a construção argumentativa e identificar os elementos ou os temas legitimantes estrategicamente empregados.
Downloads
Referências
ADAM, Jean-Michel. La linguistique textuelle : introduction à l’analyse textuelle des discours. Paris: Armand Colin, 2005.
AMOSSY, Ruth. La présentation de soi : ethos et identité verbale. Paris: Presses Universitaires de France, 2010.
BALDISSERA, Rudimar. Organizações como complexus de diálogos, subjetividades e significação. In: KUNSCH, Margarida M. K. (org.). A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. p. 61-76.
CHAUI, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Perseu Abramo, 2001.
COLLADO, Carlos Fernández. La comunicación humana en el mundo contemporáneo. Ciudad de México: McGraw-Hill Interamericana, 2001.
CURRIE, Mark. Postmodern narrative theory. London: Palgrave MacMillan, 1998.
D’ALMEIDA, Nicole. La perspective narratologique en organisations. In: BROISE, Patrice de la; LAMARCHE, Thomas (ed.). Responsabilité sociale : vers une nouvelle communication des entreprises? Lille: Presses Universitaires du Septentrion, 2006. p. 27-39.
D’ALMEIDA, Nicole. Les promesses de la communication. Paris: Presses Universitaires de France, 2001.
DIAS, José Luciano M.; QUAGLINO, Maria Ana. A questão do petróleo no Brasil: uma história da Petrobras. Rio de Janeiro: CPDOC-FGV, 1993.
FAIRHURST, Gail; PUTNAM, Linda. As organizações como construções discursivas. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. p. 103-148.
FIGUEIREDO, Miriam Collares. Da memória dos trabalhadores à memória Petrobras: a história de um projeto. 2009. Dissertação (Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2009.
GIROUX, Nicole; MARROQUIN, Lissette. L’approche narrative des organisations. Revue Française de Gestion, Paris, v. 31, n. 159, p. 15-44, 2005. doi: https://doi.org/10.3166/rfg.159.15-44.
GOMES, Angela de Castro. Apresentação. In: DIAS, José Luciano M.; QUAGLINO, Maria Ana. A questão do petróleo no Brasil: uma história da Petrobras. Rio de Janeiro: CPDOC-FGV, 1993. p. viii-xv.
HALLIDAY, Tereza Lúcia. A retórica das multinacionais: a legitimação das organizações pela palavra. São Paulo: Summus, 1987.
INDURSKY, Freda. A fala dos quartéis e as outras vozes: uma análise do discurso presidencial da Terceira República Brasileira (1964-1984). 1992. Tese (Doutorado em Ciências) – Departamento de Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.
MARTÍN ROJO, Luisa. A fronteira interior – análise crítica do discurso: um exemplo sobre “racismo”. In: ÍÑIGUEZ, Lupicinio (coord.). Manual de análise do discurso em ciências sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 206-257.
MIRANDA, Maria Augusta T. O petróleo é nosso: a luta conta o “entreguismo”, pelo monopólio estatal. Petrópolis: Vozes, 1983.
NASSAR, Paulo. Relações públicas e história empresarial no Brasil: estudo de uma nova abrangência para o campo das relações públicas. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
RETROZ, Sergio Ricardo. Memória impressa: os livros da Petrobras sobre sua história. 2015. Dissertação (Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2015.
SANTOS, Larissa C.; D’ALMEIDA, Nicole. Narrativa e comunicação organizacional. Organicom, São Paulo, v. 14, n. 26, p. 290-301, 2017. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139374.
SANTOS, Larissa C.; D’ALMEIDA, Nicole; PELIZ, Ana Carolina L. Risco ambiental e repercussão midiática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 10., 2012, Curitiba. Anais […]. Curitiba: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2012. p. 1-17. Disponível em: https://bit.ly/3ABaRFT. Acesso em: 28 jun. 2021.
SCROFERNEKER, Cleusa Maria. Trajetórias teórico-conceituais da comunicação organizacional. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 13, n. 31, p. 47-53, 2006. doi: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3392.
SILVA, Haroldo Ramos da. Prefácio. In: DIAS, José Luciano M.; QUAGLINO, Maria Ana. A questão do petróleo no Brasil: uma história da Petrobras. Rio de Janeiro: CPDOC-FGV, 1993. p. vii.
WORCMAN, Karen. Memória do futuro: um desafio. In: NASSAR, Paulo (org.). Memória de empresas: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações. São Paulo: Aberje, 2004. p. 23-30.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Larissa Conceição dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.