Presencia, identidad y reputación: estrategias de comunicación de las empresas de la ciudad de Blumenau en las redes sociales digitales

Autores/as

  • Fabricia Durieux Zucco Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí
  • Rafael José Bona Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí
  • Marina Testoni Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144113

Palabras clave:

Estrategias de comunicación, Redes sociales digitales, Empresas, Bloques de construcciones funcionales, Blumenau

Resumen

La finalidad de este trabajo es analizar las estrategias de uso de las redes sociales digitales en las empresas de Blumenau/SC a partir de la teoría de los Bloques de Construcciones Funcionales. Para cumplir el objetivo, se utilizó una investigación cualitativa en siete empresas de la región de Blumenau, seleccionadas a partir de la técnica “no probabilística intencional”. Como resultado, se evidenció que, aunque las empresas están insertas en las plataformas de las redes sociales digitales, todavía no poseen el conocimiento necesario para adecuarse a ese medio.

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Biografía del autor/a

  • Fabricia Durieux Zucco, Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí

    Docente do Departamento de Comunicação da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, especialização em Gerenciamento de Marketing e mestrado em Administração pela Furb. Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Tem experiência nas áreas de Administração (com ênfase em Marketing), Turismo e Comunicação.

  • Rafael José Bona, Universidade Regional de Blumenau e Universidade do Vale do Itajaí

    Docente da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Mestre em Educação pela Furb. Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Furb. Integrante dos grupos Monitor de Mídia (Univali/CNPq) e Comunicação Midiática (Furb/CNPq). Atua em pesquisas sobre intertextos de mídia e consumo com estudos direcionados para o audiovisual, quadrinhos e publicidade.

  • Marina Testoni, Universidade Regional de Blumenau

    Pesquisadora graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atuou como publicitária no setor de Atendimento da Agência Seven, de Blumenau. Participou do Centro Acadêmico Livre de Comunicação (Calco/Furb) e realizou atividades direcionadas para a área da Publicidade e Propaganda. Colaboradora do grupo de pesquisa Estudos Midiáticos Regionais (Furb/CNPq) com experiência em estudos sobre consumo publicitário e as redes sociais digitais.

Publicado

2017-12-20

Cómo citar

ZUCCO, Fabricia Durieux; BONA, Rafael José; TESTONI, Marina. Presencia, identidad y reputación: estrategias de comunicación de las empresas de la ciudad de Blumenau en las redes sociales digitales. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 27, p. 112–123, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144113. Disponível em: https://journals.usp.br/organicom/article/view/144113.. Acesso em: 22 jul. 2024.