Strategic scheduling: politics, justice and communication in the Supreme Court
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224472Keywords:
Justiça , Comunicação , Agenda-settingAbstract
No livro "Da lei aos desejos: o agendamento estratégico do STF", publicado pela editora Amanuense, Grazielle Albuquerque acompanha a evolução da comunicação do Supremo Tribunal Federal no período entre a promulgação da Constituição Federal de 1988 e a Reforma do Judiciário de 2004. Demonstra como, à medida que ganhou mais proeminência política, a instituição buscou se posicionar na arena pública. Para isso, profissionalizou sua relação com a imprensa e adotou a estratégia de prestar contas diretamente à sociedade, por meio de iniciativas como a criação da TV Justiça. A autora argumenta que, nesse jogo entre contexto político e ação institucional, o tribunal e a mídia constróem uma dinâmica comunicacional que se altera ao longo do tempo. O livro é a adaptação de uma tese de doutoramento em Ciência Política, que recorre também à literatura sobre Comunicação e sobre Justiça. Entrevistas com profissionais de comunicação que atuaram na cobertura do STF e na assessoria de imprensa permitem reconstituir o crescimento do interesse da imprensa e dos esforços de comunicação da instituição.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Graziela. Da lei aos desejos: o agendamento estratégico do STF. [S. l.]: Amanuense Livros, 2023.
BUENO, Wilson. Política de comunicação do IFSC. Florianópolis: IFSC, 2013.
CHAPARRO, Manuel Carlos. Cem anos de assessoria de imprensa. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2011. p. 33-51.
EPSTEIN, Lee; JACOBI, Tonja. The strategic analysis of judicial decisions. Annual Review of Law and Social Science, [s. l], v. 6 p. 341-358, 2010. doi: https://doi.org/10.1146/annurev-lawsocsci-102209-152921.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da comunicação: ideias, conceitos e métodos. Petrópolis: Vozes, 2014.
SANT’ANNA, Francisco. Mídia das fontes: o difusor do jornalismo corporativo. [S. l.]: Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2005. Disponível em: https://arquivo.bocc.ubi.pt/pag/santanna-francisco-midia-fontes.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cláudia Lemos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.