Constituição Comunicativa das Organizações: uma abordagem da comunicação organizacional para a concepção das organizações

Autores

  • Mariana Carareto Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Informação e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.229196

Palavras-chave:

Organizações, Comunicação organizacional, Constituição comunicativa das organizações

Resumo

O artigo tem como objetivo reposicionar o conceito de organizações, considerando-as como construções sociais resultantes de manifestações e processos comunicacionais. Assim, busca-se superar os paradigmas dominantes da comunicação organizacional, centralizando seu papel na manutenção e sustentação das organizações. Como metodologia, apresenta-se uma revisão bibliográfica com base na perspectiva da Constituição Comunicativa das Organizações (CCO). A discussão teórica possibilita o deslocamento de concepções tradicionais, consolidando abordagens que demonstram a relevância das diversas dinâmicas interacionais para a realidade organizacional.

Downloads

Biografia do Autor

  • Mariana Carareto, Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Informação e Comunicação

    Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestra em Comunicação pela Unesp. Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em Relações Públicas pela Unesp. Docente no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

BRUMMANS, Boris; COOREN, François; ROBICHAUD, Daniel; TAYLOR, James R. Approaches to the Communicative Constitution of Organizations. In: PUTNAM, Linda L.; MUMBY, Dennis K. The SAGE Handbook of Organizational Communication. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2014. p. 173-194.

COOREN, François; KUHN, Timothy; CORNELISSEN, Joep P.; CLARK, Timothy. Communication, organizing and organization: an overview and introduction to the special issue. Organization Studies, Los Angeles, v. 32, n. 9, p. 1149-1170, 2011. doi: https://doi.org/10.1177/0170840611410836.

IHLEN, Øyvind; VERHOEVEN, Piet. Organization-society relationship. In: SCOTT, Craig R.; LEWIS, Laurie; BARKER, James; KEYTON, Joann; KUHN, Timothy; TURNER, Paaige (Eds.). The International Encyclopedia of Organizational Communication. Hoboken: John Wiley & Sons, 2017. p. 1-9.

JAIME, Pedro; LUCIO, Fred. Sociologia das organizações: conceitos, relatos e casos. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

KOSCHMANN, Matt. What is organizational communication? Boulder: University of Colorado Boulder, 2012.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 5. ed. São Paulo: Summus, 2003.

KUHN, Timothy. (Re)moving blinders: Communication-as-constitutive theorizing as provocation to practice-based organization scholarship. Management Learning, London, v. 52, p. 109-121, 2021. doi: https://doi.org/10.1177/1350507620931508.

MORGAN, Gareth. Imagens da organização. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

PUTNAM, Linda L.; NICOTERA, Anne Maydan. Communicative constitution of organization is a question: critical issues for addressing it. Management Communication Quarterly, Thousand Oaks, v. 24, n. 1, p. 158-165, 2010. doi: https://doi.org/10.1177/0893318909351581.

PUTNAM, Linda L.; MUMBY, Dennis K. Introduction: advancing theory and research in organizational communication. In: PUTNAM, Linda L.; MUMBY, Dennis K. The SAGE Handbook of Organizational Communication. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2014. p. 1-18.

RUÃO, Teresa. A organização comunicativa: teoria e prática em comunicação organizacional. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, 2016.

SCHOENEBORN, Dennis. Organization as communication: A Luhmannian perspective. Management Communication Quarterly, Thousand Oaks, v. 25, n. 4, p. 663-689, 2011. doi: https://doi.org/10.1177/0893318911405622.

SCHOENEBORN, Dennis; BLASCHKE, Steffen; COOREN, François; MCPHEE, Robert D.; SEIDL, David; TAYLOR, James R. The three schools of CCO thinking: interactive dialogue and systematic comparison. Management Communication Quarterly, Thousand Oaks, v. 28, n. 02, p. 285-316, 2014. doi: https://doi.org/10.1177/0893318914527000.

SOTRINI, Patricia J. Theories of Organizational Communication. In: PUTNAM, Linda L.; MUMBY, Dennis K. The SAGE Handbook of Organizational Communication. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2014. p.19-26.

VAN RULER, Betteke; VERCIC, Dejan. Reflective communication management: future ways for public relations research. Annals of the International Communication Association, Abingdon, v. 29, n. 1, p. 239-274, 2005. doi: https://doi.org/10.1080/23808985.2005.11679049.

Downloads

Publicado

2024-04-11

Como Citar

CARARETO, Mariana. Constituição Comunicativa das Organizações: uma abordagem da comunicação organizacional para a concepção das organizações. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 46, p. 29–41, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.229196. Disponível em: https://journals.usp.br/organicom/article/view/229196.. Acesso em: 28 abr. 2025.