Interação mediada e perfil de leitor: reflexões para o ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.228223

Palavras-chave:

Comunicação digital , Letramento midiático, Educação com tecnologias, Sociedade em rede, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo, de natureza bibliográfica, analisa o impacto das tecnologias digitais na interação social, bem como suas implicações educacionais. O objetivo é refletir sobre as formas como as transformações nas mídias afetam o comportamento leitor, exigindo novos letramentos. A metodologia inclui uma revisão teórica das ideias de McLuhan, Castells, Thompson e Santaella, entre outros. Os resultados revelam desafios dos sistemas educacionais em integrar práticas pedagógicas inovadoras. Conclui-se que é urgente atualizar estratégias educacionais para formar leitores críticos e proficientes em mídias digitais.

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Biografia do Autor

  • Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana

    Doutora em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM. Especialista em Comunicação, Movimento e Mídia pela UFSM.
    Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN).

  • Valeria Iensen Bortoluzzi, Sem Registro de Afiliação

    Doutora em Letras: Estudos linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente de ensino superior de 2001 a 2024, na UFSM, na Universidade da Região da Campanha (URCAMP), na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e na Universidade Franciscana (UFN).

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

GHISLENI, Taís Steffenello; BORTOLUZZI, Valeria Iensen. Interação mediada e perfil de leitor: reflexões para o ensino. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 46, p. 140–150, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.228223. Disponível em: https://journals.usp.br/organicom/article/view/228223.. Acesso em: 29 abr. 2025.