Interação mediada e perfil de leitor: reflexões para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.228223Palavras-chave:
Comunicação digital , Letramento midiático, Educação com tecnologias, Sociedade em rede, Práticas pedagógicasResumo
Este artigo, de natureza bibliográfica, analisa o impacto das tecnologias digitais na interação social, bem como suas implicações educacionais. O objetivo é refletir sobre as formas como as transformações nas mídias afetam o comportamento leitor, exigindo novos letramentos. A metodologia inclui uma revisão teórica das ideias de McLuhan, Castells, Thompson e Santaella, entre outros. Os resultados revelam desafios dos sistemas educacionais em integrar práticas pedagógicas inovadoras. Conclui-se que é urgente atualizar estratégias educacionais para formar leitores críticos e proficientes em mídias digitais.
Downloads
Referências
BORTOLUZZI, Valeria Iensen. Que justiça é essa? Aspectos teórico-metodológicos da investigação de representações discursivas da justiça em acórdãos de habeas corpus e cartas do leitor. 2008. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Artes e Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3953. Acesso em: 2 jul. 2024.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
FAVA, Rui. Paradigmas da educação: conectando revoluções e gerações através da aprendizagem. São Paulo: Saraiva Uni, 2024.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Rio de Janeiro: Cultrix, 2012.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTAELLA, Lucia. O livro como prótese reflexiva. MATRIZes, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 21-35, 2019. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i3p21-35.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.
THOMPSON, John B. A Nova Visibilidade. MATRIZes, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 15-38, 2008. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p15-38.
THOMPSON, John B. A interação mediada na era digital. MATRIZes, v. 12, n. 3, p. 17-44, 2018. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p17-44.
TOKARNIA, Mariana. Redes de ensino buscam caminhos para uso de tecnologia nas escolas. Portal Agência Brasil, Rio de Janeiro, 2 set. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-08/redes-de-ensino-buscam-caminhos-para-o-uso-de-tecnologia-nas-escolas. Acesso em: 30 mai. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Taís Steffenello Ghisleni, Valeria Iensen Bortoluzzi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.