ESG e a comunicação marcária para a Geração Z: sustentabilidade e conexão com a nova geração de consumidores

Autores

  • Vinícius Alves Sarralheiro Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes https://orcid.org/0000-0002-9268-3173
  • Aline Fernandes de Souza Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.228200

Palavras-chave:

Comunicação, Imagem de marca, ESG, Sustentabilidade, Geração Z

Resumo

Este artigo investiga a influência da Geração Z no consumo sustentável, analisando como suas práticas mais éticas e sociais moldam a demanda por marcas alinhadas ao ESG (Environmental, Social, Governance). Baseando-se em pesquisa quantitativa com 162 participantes por conveniência, o estudo utiliza a escala de Ribeiro Veiga (2011) para o consumo sustentável e traça um ranking de marcas mais responsáveis para os GenZ, com o objetivo de trazer insights sobre como integrar o ESG às estratégias de comunicação marcária. 

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Biografia do Autor

  • Vinícius Alves Sarralheiro, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).
    Bacharel em Comunicação Social – com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas (Lab 4C) da ECA-USP.
    Profissional de Pesquisa de Mercado.

  • Aline Fernandes de Souza, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero. MBA em Marketing pela PUC de São Paulo. Pesquisadora do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas (Lab 4C) da ECA-USP. CX Research Manager.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

SARRALHEIRO, Vinícius Alves; SOUZA, Aline Fernandes de. ESG e a comunicação marcária para a Geração Z: sustentabilidade e conexão com a nova geração de consumidores. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 46, p. 171–186, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.228200. Disponível em: https://journals.usp.br/organicom/article/view/228200.. Acesso em: 30 abr. 2025.