Experiência francesa impulsiona o debate sobre comunicação pública no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224739Palavras-chave:
Comunicação pública, Democracia, Engajamento cidadão, Pierre ZémorResumo
Este artigo contextualiza e transcreve a palestra de Pierre Zémor, realizada em Brasília em 2009, na qual ele discute as práticas e os desafios da comunicação pública com base na experiência francesa. Zémor destaca a importância da transparência, do diálogo e do engajamento cidadão como pilares fundamentais para a comunicação pública em democracias. A palestra ilustra como os conceitos desenvolvidos na França e na Europa podem oferecer insights valiosos e servir de inspiração para o aprimoramento da comunicação pública no Brasil, ressaltando a necessidade de adaptação e inovação nesse campo.
Downloads
Referências
PIERRE Zémor fala sobre comunicação pública na Enap. Revista do Serviço Público, Enap, Brasília, DF, v. 60, n. 2, p. 197-200, abr./jun. 2009.
BARROS, Antonio Teixeira de; BERNARDES, Cristiane Brum. Contribuições francesas ao debate brasileiro sobre comunicação pública. Intercom – Anais do IX Colóquio França-Brasil de Ciências da Comunicação, Curitiba, set. 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/r4-2890-1.pdf. Acesso em: 27 ago. 2024.
SANTOS, Clécia Santos; LOBO, Flávia. Núcleo de Comunicação Pública: boas práticas para nortear as esferas de poder. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública. São Paulo: Aberje, ABCPública, 2022. p. 141-162. Disponível em: https://escolaaberje.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Livro-Comunicacao-publica-casos-excelentes_2022_baixa.pdf. Acesso em: 27 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jorge Duarte, Pierre Zémor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.