Organização dos profissionais, capacitação e busca por regulamentação: a atuação da ABCPública
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224582Resumo
Uma comunicação voltada aos interesses do cidadão. Ainda que uma premissa da Comunicação Pública, este é um ainda é um desafio. Um desafio que envolve velhos problemas, como a instrumentalização dos canais do Estado por agentes políticos e partidos e a ausência de regulamentações específicas para a área, assim como novas disputas, caso da ampliação da desinformação. Estes são temas tratados nesta entrevista com Cláudia Lemos, que desde 2021 é presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). Nela, Cláudia apresenta como a entidade busca fortalecer a área para que avanços sejam possíveis, o que envolve não apenas a organização dos profissionais, mas capacitações, estímulo ao compartilhamento de pesquisas e luta pela aprovação de leis. Jornalista concursada pela Câmara dos Deputados, Cláudia possui uma extensa experiência na área, que compreendeu, entre outros, atuações na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, na Procuradoria-Geral da República, no Conselho Nacional do Ministério Público e na Associação Nacional dos Procuradores da República. Também é pesquisadora da área, com diversos estudos publicados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Naiza Comel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.