Serviço compartilhado e criação de valor: Airbnb e o sistema de review
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.194121Palavras-chave:
Consumo colaborativo, Criação e percepção de valor , Confiança, Serviços compartilhadosResumo
Analisou-se percepção de valor pelo consumidor de serviços compartilhados e criação de eventuais valores pelo fornecedor. Usou-se métodos mistos para identificar estímulos, preferências e necessidades do consumidor, observando-se a percepção de valor do usuário quanto ao serviço oferecido pela Airbnb. Percebeu-se valor por meio de cinco fatores: conveniência/facilidade; segurança/confiança; atendimento; preço; questão socioambiental. A criação de valor da Airbnb está alicerçada nos perfis, comentários, atendimento personalizado, agilidade, atenção e disponibilidade na prestação de serviços e informações.
Downloads
Referências
AGARWAL, Nivedita; STEINMETZ, Robert. Sharing economy: a systematic literature review. International Journal of Innovation and Technology Management, [s. l.] v. 16, n. 6, p. 125-142, 2019.
BELK, Russel W. Possessions and the extended self. Journal of Consumer Research, Oxford, v. 15, n. 2, p. 139-168, 1988. doi: https://doi.org/10.1086/209154.
BOTSMAN, Rachel; ROGERS, Roo. What’s mine is yours: the rise of collaborative consumption. New York: Harper Business, 2011.
BRANDÃO, Marcelo M.; SINCORÁ, Larissa A.; SARCINELLI, Arthur F. A percepção de valor do ambiente eletrônico de agências de turismo e seu impacto na decisão de compra: o papel mediador da atitude. RBTur, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 1-15, 2021.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed: Bookman, 2010.
GIOVANINI, Adilson. Economia compartilhada e governança pública. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 54, n. 5, p. 1207-1238, 2020.
GIOVANINI, Adilson. Sharing economy and new transnational ways of consumption in the unicorn age: definitions, dissemination and conditioners. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, v. 20, n. 1, p. 1-27, 2021.
HAIR JUNIOR, Joseph F.; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2006.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: from products to customers to the human spirit. New York: Wiley, 2016.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LI, Chia-Ying; TSAI, Mei-Chen. What makes guests trust Airbnb? Consumer trust formation and its impact on continuance intention in the sharing economy. Journal of Hospitality and Tourism Management, [s. l.], v. 50, p. 44-54, 2022.
MESQUITA, Luiza A. F.; POZZEBON, Marlei; PETRINI, Maira. Construindo espaços de interação social a partir de relações e práticas de trabalho compartilhado. Revista de Administração Contemporânea, Maringá, v. 24, n. 2, p. 181-196, 2020.
MORAES, Rodrigo Bombonatti de Souza; OLIVEIRA, Marco A. Gonsales de; ACCORSI, André. Uberização no contexto da economia de compartilhamento: um estudo sobre o trabalho dos motoristas de transporte particular por aplicativo em São Paulo. Interface, Natal, v. 16, n. 2, p. 71-92, 2009.
OLSON, Mancur. The logic of collective action. Cambridge: Harvard University, 1965.
ORSI, Daniella Fernanda de Oliveira; CAPPELLOZZA, Alexandre; VIEIRA, Almir M. Práticas de consumo colaborativo na cidade de São Paulo: um estudo nos estratos econômicos A e B. Revista de Inovação e Sustentabilidade, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 109-121, 2018.
PACHAURI, Moneesha. Consumer Behavior: a literature review. The Marketing Review, Helensburgh, v. 2, n. 3, p. 319-355, 2002. doi: https://doi.org/10.1362/1469347012569896.
PEREIRA, Carlos H. T.; SILVA, Minelle E. Entendendo a integração de atores sociotécnicos para mobilidade urbana compartilhada e sustentável. Brazilian Business Review, Vitória, v. 17, n. 6, p. 706-724, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2020.17.6.6.
RIFKIN, Jeremy. Zero marginal cost society the rise of the collaborative commons and the end of capitalism. New York: Palgrave Macmillan, 2016.
TADELIS, Steven. Reputation and feedback systems in online platform markets. Annual Review of Economics, San Mateo, v. 8, n. 1, p. 321-340, 2016. doi: https://doi.org/10.1146/annurev-economics-080315-015325.
VACLAVIK, Marcia C.; PITHAN, Liana H. The agency search: the meaning of work for app drivers. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 19, n. 5, p. 1-27, 2018. doi: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG180080.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Rubens de Campos, Alexandre Luzzi Las Casas, Almir Martins Vieira, José Alberto Carvalho dos Santos Claro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.