CALL FOR PAPERS Revista Organicom - No. 40 – SET/DEZ 2022 Dossiê: “Mulheres e Feminismos: sociedade, comunicação e organizações”

2022-06-27

Revista Organicom - No. 40 – SET/DEZ 2022

 

Dossiê:

“Mulheres e Feminismos: sociedade, comunicação e organizações”

 

Data limite para o envio dos artigos: 21 de agosto de 2022

Acesse:  https://www.revistas.usp.br/organicom/about/submissions para enviar seu artigo (*)

 

Discutir a participação das mulheres na sociedade é tarefa inegavelmente plural. Somos muitas, diversas e “difusas” como coletivo e, apesar dos grandes avanços e do vigor e renovação dos movimentos feministas, também plurais, muitos dos nossos direitos ainda não estão contemplados ou consolidados (Blay, 2017) e permanecem os desafios de representatividade, diálogo, equidade e justiça social nos diferentes espaços, públicos e privados.

No Brasil, no âmbito acadêmico da comunicação organizacional e das relações públicas, há ainda muito a discutir sobre os feminismos e suas interconexões com teorias e práticas comunicacionais. É necessário ampliar o debate, aprofundar a reflexão, compreender os desafios, acompanhar as mudanças e tendências, dialogar com essa pluralidade. Estaremos, assim, forjando profissionais capazes de questionar a cultura patriarcal, colonial e misógina, que sejam sensíveis às desigualdades e preparados para fomentar mudanças. Trazer este olhar é parte da reponsabilidade social e compromisso que as Escolas de Comunicação precisam assumir.

É a partir dessas inquietudes que a Revista ORGANICOM No. 40 (set/dez, 2022) lança o Dossiê “MULHERES E FEMINISMOS: Sociedade, Comunicação e Organizações”.

Para o call for papers” convidamos pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e profissionais para que apresentem estudos, reflexões e investigações que contemplem os seguintes subtemas:

  1. Comunicação, feminismos e gênero (cultura, educação, linguagem, relações e representações) 
  2. Mulheres, Ecofeminismo e Desenvolvimento Sustentável (sustentabilidade, clima. Agenda 2030 e enfoques que tratam de teoria e da prática)
  3. Mulheres nas Organizações (liderança, vida laboral, empreendedorismo, recursos humanos, empregabilidade, “teto de cristal”, discriminação etc.)
  4. Mulheres, Cidade e Sociedade (empoderamento, equidade, espaços urbanos, saúde, religião, migrações, envelhecimento, etc.)
  5. Mulheres e seus diferentes lugares de fala (raça, PCD, etnia, gênero, religião, LGBTQIA+, territórios, interseccionalidades, etc.)
  6. Economia dos Cuidadose trabalho reprodutivo (trabalho de cuidados, conciliação, corresponsabilidade, parentalidade, economia feminista etc.)
  7. Mulheres, Tecnologias e Mass Media (STEM, dados para a equidade de gênero, novas práticas dos meios de comunicação com e para mulheres)
  8. Teorias e Epistemologias feministas, de gênero e decoloniais (olhar das epistemologias do Sul, mulheres latinas, afrofeminismo, queerfeminismo, masculinidades etc.)
  9. Pesquisa inclusiva em comunicação, com perspectiva de gênero, raça, PCD(como a comunicação incorpora a perspectiva de gênero, raça e PCD nas suas práticas investigativas)

10.Mulheres, Direitos, Cidadania e Política (participação política, políticas públicas, justiça social, movimentos e coletivos feministas e ativismo)

11.Violências de gênero (misoginia, machismo, micromachismos, os diferentes tipos de violências e cultura patriarcal)

12.Perspectiva de gênero na indústria cultural, artística e literária (a cultura fala, expõe e apresenta as mulheres no cinema, teatro, televisão, novelas, literatura, etc.)

Coordenadoras/Editoras convidadas:

Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari/ ECA/USP, Brasil

Ms. Sheila Prado Saraiva/Máster na Universidad de Córdoba, Espanha 

 

(*) Artigos inéditos e Pesquisas: até 5.000 palavras, incluindo referências bibliográficas, se houver. Estrutura mínima exigida:

  • Título: no máximo 15 palavras;
  • Resumo: não exceder 80 palavras e até cinco palavras-chave;
  • Introdução;
  • Referencial teórico;
  • Metodologia;
  • Resultados;
  • Discussão e conclusões;
  • Referências.