Arte y ambientes en red, inmersivos, interactivos e inteligentes - AIR
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205840Palabras clave:
Ambientes inteligentes, Inmersión, Interactividad, Realidad virtual, RedResumen
El proyecto AIR que es desarrollado en el Laboratorio Interdisciplinar Interactivo de la Universidad Federal de Santa Maria (LabInter/UFSM) por gpc.interartec/CNPq investiga procesos de interactividad e inmersión mediante la producción de ambientes sensibles y receptivos para construir redes de arte y tecnología. Las propuestas artísticas desarrolladas
involucran prácticas colaborativas entre artistas locales y globales, presentándose en múltiples
medios y formatos. AIR 2021 se consolida como metaterritorios en Realidad Virtual sobre la plataforma Sansar. Dichas propuestas se basan en teóricos del arte de los medios: Edmond Couchot, Oliver Grau, Claudia Giannetti, Gilbert Simondon, entre otros.
Descargas
Referencias
Bighetti, V. S. (2008). Programação Generativa como Linguagem e Comunicação: processos de rotinas de código executável como ferramenta de transmissão da informação. [Relatório]. PUC/SP.
Couchot, E. (2003). A tecnologia na arte, da fotografia a realidade virtual. UFRGS.
Grau, O. (2007). Arte virtual: Da ilusão à imersão. UNESP.
Youngblood, G. (1970). Expanded Cinema. P. Dutton & Co.
Camargo, M. M. dos S. (2016). Transhabitat: topologias transorgânicas em arte e tecnologia [Dissertação de mestrado, PPGART/UFSM]. Repositório institucional da UFSM. https://bit.ly/3jksSWu.
Giannetti, C. (2002). Estética digital. Angelot.
Giannetti, C. (2006). Estética Digital: sintonia da arte, a ciência e tecnologia. C/Arte.
Oliveira, A. M. (2018) A experiência da imagem em instalações interativas. Revista Contemporânea, 1(1, e4), p. 01-06.
Oliveira, A. M.; Camargo, M. M. dos S.; Almeida, B. de S.; Santos, C. dos; Carvalho, D.; Duarte, F. U.; Hildebrand, H. R.; Zindela, L.; Szafir, M. & Singh, N. (2021) Contra Monumentos em ambientes imersivos e em redes neurais com classificação de emoções. [Apresentação de trabalho]. VIII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, València, Espanha. https://bit.ly/3JBeiEy
Oliveira, A. M. (2022). Intersections between Eija-LiisaAhtila and Gilbert Simondon: imagistic experience in the associated milieu. Journal of aesthetics & culture, 14, 1-17.
Simondon, G. (1989). Du mode d’existence des objects techniques. Aubier.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Matheus Moreno dos Santos Camargo, Andreia Machado Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.