Methods for creating immersive narratives: a survey of literature surveys

Authors

  • Cristiane Jorge de Lima Bonfim Universidade de Aveiro
  • Leonel Morgado Universidade Aberta. Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
  • Daniela Cristina Carneiro Pedrosa Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205282

Keywords:

Narratives, Immersion, Method, Characters, Scenarios

Abstract

The concept of immersive narrative focuses on narratives as a way to promote the psychological state of immersion of its target audience. This study shows the results of a literature review aiming to find the main methods to design and create immersive narratives, considering their structural aspects and specific elements, such as characters and scenarios. Results showed five clusters regarding the temporal, spatial, and emotional dimensions of narrative immersion.

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Author Biographies

  • Cristiane Jorge de Lima Bonfim, Universidade de Aveiro

    Doutoranda em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro, Portugal. Membro não doutorado integrado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Professora da área de Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Seus temas de interesse incluem: jogos educacionais digitais, gamificação, aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL), Realidade Virtual e Aumentada, mineração de dados educacionais, formação de professores para educação profissional e educação à distância.

  • Leonel Morgado, Universidade Aberta. Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

    Doutor em Informática Aplicada, professor associado com agregação do Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade Aberta de Portugal (UAb), delegação de Coimbra. Pesquisador sênior na unidade independente de pesquisa Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Vice-presidente do conselho fiscal da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV), e membro da diretoria da associação internacional de pesquisa Immersive Learning Research Network. Pesquisa o uso e desenvolvimento de mundos virtuais como ferramentas de aprendizagem e negócios desde 2000, concentrando-se em ambientes imersivos desde 2006.

  • Daniela Cristina Carneiro Pedrosa, Universidade de Aveiro

    Pós-doutora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal. Doutora em Didática de Ciências e Tecnologia, especialização em Didática de Informática pela UTAD. Pesquisadora júnior da Universidade de Aveiro e do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Seus interesses científicos são: autorregulação e corregulação da aprendizagem, aprendizagem imersiva, avaliação formativa, aprendizagem à distância, aprendizagem aprimorada em tecnologia, formação de professores, e metodologias de pesquisa e intervenção.

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Published

2023-02-11

Issue

Section

DOSSIÊ

How to Cite

Bonfim, C. J. de L., Morgado, L., & Pedrosa, D. C. C. (2023). Methods for creating immersive narratives: a survey of literature surveys. Novos Olhares, 11(2), 119-130. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205282