Métodos para crear narrativas inmersivas: una revisión de reseñas de la literatura

Autores/as

  • Cristiane Jorge de Lima Bonfim Universidade de Aveiro
  • Leonel Morgado Universidade Aberta. Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
  • Daniela Cristina Carneir Pedrosa Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205282

Palabras clave:

Narrativas, Inmersión, Método, Personajes, Escenarios

Resumen

El concepto de narrativa inmersiva se centra en las narraciones como forma de promover el estado psicológico de inmersión del público objetivo. Este artículo presenta el resultado de una revisión bibliográfica que tuvo como objetivo identificar los principales métodos de concepción y creación de narrativas inmersivas, teniendo en cuenta aspectos estructurales y elementos específicos, como personajes y escenarios. Los resultados revelaron cinco clusters con características diferenciadas considerando las dimensiones de inmersión narrativa temporal, espacial y emocional.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cristiane Jorge de Lima Bonfim, Universidade de Aveiro

    Doutoranda em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro, Portugal. Membro não doutorado integrado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Professora da área de Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Seus temas de interesse incluem: jogos educacionais digitais, gamificação, aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL), Realidade Virtual e Aumentada, mineração de dados educacionais, formação de professores para educação profissional e educação à distância.

  • Leonel Morgado, Universidade Aberta. Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

    Doutor em Informática Aplicada, professor associado com agregação do Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade Aberta de Portugal (UAb), delegação de Coimbra. Pesquisador sênior na unidade independente de pesquisa Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Vice-presidente do conselho fiscal da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV), e membro da diretoria da associação internacional de pesquisa Immersive Learning Research Network. Pesquisa o uso e desenvolvimento de mundos virtuais como ferramentas de aprendizagem e negócios desde 2000, concentrando-se em ambientes imersivos desde 2006.

  • Daniela Cristina Carneir Pedrosa, Universidade de Aveiro

    Pós-doutora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal. Doutora em Didática de Ciências e Tecnologia, especialização em Didática de Informática pela UTAD. Pesquisadora júnior da Universidade de Aveiro e do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Seus interesses científicos são: autorregulação e corregulação da aprendizagem, aprendizagem imersiva, avaliação formativa, aprendizagem à distância, aprendizagem aprimorada em tecnologia, formação de professores, e metodologias de pesquisa e intervenção.

Referencias

Adams E., & Rollings A. (2006). Fundamentals of game design. Upper Saddle River, NJ, USA: Prentice Hall, Upper Saddle.

Ahmad, A., Law, E. L.-C., & Moseley, A. (2020). Integrating Instructional Design Principles in Serious Games Authoring Tools: Insights from Systematic Literature Review. Proceedings of the 11th Nordic Conference on Human-Computer Interaction: Shaping Experiences, Shaping Society, 1–12. encurtador.com.br/eyzDY.

Arsenault, D. (2005, Aug 22). Dark waters: Spotlight on immersion. GAMEON-NA International Conference, Montréal (Québec). encurtador.com.br/sEGR2.

Barthes, R., & Duisit, L. (1975). An Introduction to the Structural Analysis of Narrative. New Literary History, 6(2), 237–272. encurtador.com.br/rFX12.

Beck, D., Morgado, L., & O’Shea, P. (2020). Finding the gaps about uses of immersive learning environments: A survey of surveys. Journal of Universal Computer Science, Vol. 26, no 8, 1043–1073.

Bruner, J. (1991). The Narrative Construction of Reality. Critical Inquiry, 18(1), 1–21. encurtador.com.br/vyUY6.

Chatman, S. (1975). The structure of narrative transmission. In J. Rivkin, M. Ryan (Eds.), Literary Theory: An Anthology (2th ed., pp. 97-124). Blackwell Publishing, 2004.

Cardoso, P., & Carvalhais, M. (2013). Breaking the game: The traversal of the emergent narrative in video games. Journal of Science and Technology of the Arts, 5(1), 25-31.

Caroux, L., Isbister, K., Le Bigot, L., & Vibert, N. (2015). Player–video game interaction: A systematic review of current concepts. Computers in Human Behavior, 48, 366–381. encurtador.com.br/enzJR.

Carthy, S. L., Doody, C. B., Cox, K., O’Hora, D., & Sarma, K. M. (2020). Counter-narratives for the prevention of violent radicalisation: A systematic review of targeted interventions. Campbell Systematic Reviews, 16(3), e1106. encurtador.com.br/uDQY2.

Cirrin, F. M., & Gillam, R. B. (2008). Language Intervention Practices for School-Age Children With Spoken Language Disorders: A Systematic Review. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, 39(1), S110–S137. encurtador.com.br/etDHV (2008/012).

Cohn, N. (2013). Visual Narrative Structure. Cognitive Science, 37(3), 413–452. encurtador.com.br/xHNX3.

Cohn, N., & Bender, P. (2017). Drawing the line between constituent structure and coherence relations in visual narratives. Journal of experimental psychology. Learning, memory, and cognition, 43(2), 289–301. encurtador.com.br/dsCUX.

Du, X. (2021). A Systematic Literature Review: The Modalities, Pedagogies, Benefits, and Implications of Storytelling Approaches in Early Childhood Education Classroom [Doctoral dissertation, University of Western Ontario]. Respositório Institucional da Universidade de Western. encurtador.com.br/eptzU .

Ermi, L., & Mäyrä, F. (2005, Junho 16-20). Fundamental Components of the Gameplay Experience: Analysing Immersion. Proceedings of DiGRA 2005 Conference: Changing Views – Worlds in Play, Vancouver, British Columbia, Canadá, 14. encurtador.com.br/rOW24.

Gancho, C. V. (1991). Como Analisar Narrativas. 7. ed. Ática.

Haaranen, A., Rissanen, T., Laatikainen, T., & Kauhanen, J. (2014). Digital and video games in health promotion: Systematic review of games and health behavior. Finnish Journal of EHealth and EWelfare, 6(4), 153–163.

Harzing, A.W. (2007). Publish or Perish. Harzing.Com. encurtador.com.br/gkxz6.

Ke, F. (2016). Designing and integrating purposeful learning in game play: A systematic review. Educational Technology Research and Development, 64(2), 219–244. encurtador.com.br/fHUY7.

Lu, A. S., Thompson, D., Baranowski, J., Buday, R., & Baranowski, T. (2012). Story Immersion in a Health Videogame for Childhood Obesity Prevention. Games for Health Journal, 1(1), 37–44. encurtador.com.br/qMV59.

Mcmahan, A. (2003). Immersion, engagement, and presence: A method for analyzing 3-D video games. The Video Game Theory Reader, 67–86.

Morgado, L. (no prelo). Aprendizagem imersiva. In Pedrosa, D., Cravino, J. & Morgado, L. (orgs.) e-SimProgramming: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de software, cap. 2.1. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta.

Nilsson, N. C., Nordahl, R., & Serafin, S. (2016). Immersion Revisited: A review of existing definitions of immersion and their relation to different theories of presence. Human Technology, 12(2), 108–134. encurtador.com.br/fyDM8.

Paracha, S., & Yoshie, O. (2010). A conceptual framework for creating interactive narratives. TENCON 2010 - 2010 IEEE Region 10 Conference, 275–280. encurtador.com.br/ilyE2.

Quah, C. Y., & Ng, K. H. (2022). A Systematic Literature Review on Digital Storytelling Authoring Tool in Education: January 2010 to January 2020. International Journal of Human–Computer Interaction, 38(9), 851–867. encurtador.com.br/ado27.

Ryan, M. L. (2015). Narrative as Virtual Reality 2 Revisiting Immersion and Interactivity in Literature and Electronic Media. Editora da Universidade Johns Hopkins de Baltimore.

Ravyse, W. S., Seugnet Blignaut, A., Leendertz, V., & Woolner, A. (2017). Success factors for serious games to enhance learning: A systematic review. Virtual Reality, 21(1), 31–58. encurtador.com.br/coyH3.

Sahni, S., & Sinha, C. (2016). Systematic Literature Review on Narratives in Organizations: Research Issues and Avenues for Future Research. Vision, 20(4), 368–379. encurtador.com.br/sACMR.

Schoenau, M. N., & Jackson, I. M. (2016). Effectiveness of storytelling interventions on psychosocial outcomes in adult patients with a life-threatening illness: A systematic review protocol. JBI Evidence Synthesis, 14(6), 52–60. encurtador.com.br/mqWY7.

Vaismoradi, M., Jones, J., Turunen, H., & Snelgrove, S. (2016). Theme development in qualitative content analysis and thematic analysis. Journal of Nursing Education and Practice, 6(5), 100. encurtador.com.br/fgov1.

Van Krieken, K., & Sanders, J. (2021). What is narrative journalism? A systematic review and an empirical agenda. Journalism, 22(6), 1393–1412. encurtador.com.br/lGKQ1.

Van Rozen, R. (2021). Languages of Games and Play: A Systematic Mapping Study. ACM Computing Surveys, 53(6), 1–37. encurtador.com.br/jszT6.

Publicado

2023-02-11

Número

Sección

DOSSIÊ

Cómo citar

Bonfim, C. J. de L., Morgado, L., & Pedrosa, D. C. C. (2023). Métodos para crear narrativas inmersivas: una revisión de reseñas de la literatura. Novos Olhares, 11(2), 119-130. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205282