Marvel AR e a dispositivação da leitura de histórias em quadrinhos

Autores/as

  • Pedro Baptista Reis Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Concordia University, QC, Canada

Resumen

O presente trabalho apresenta uma análise do aplicativo para dispositivos móveis da editora de histórias em quadrinhos Marvel Comics, chamado Marvel AR ou Marvel Augmented Reality, em sua possível função transformadora enquanto companheiro de leitura dessas publicações. Focados nas questões acerca de intertextualidade e transmídia, apresentamos uma amostragem de duas edições, Captain America #1 (2013) e Age of Ulton #1 (2013), destacando os conteúdos adicionais acessados através do aplicativo e sua função complementar em extender ou não as narrativas visuais e/ou textuais dessas histórias em quadrinhos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Pedro Baptista Reis, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Concordia University, QC, Canada
    Doutor em Comunicação Social pela PUC-RS/FAMECOS.

Publicado

2015-11-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Reis, P. B. (2015). Marvel AR e a dispositivação da leitura de histórias em quadrinhos. 9ª Arte (São Paulo), 4(2), 45-53. https://journals.usp.br/nonaarte/article/view/137020