As estratégias sincréticas da narrativa da minissérie Suburbia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i1p109-131Palavras-chave:
Televisão, minissérie, análise audiovisual, sincretismoResumo
A minissérie Suburbia, dirigida por Luiz Fernando Carvalho (Rede Globo, em 2012), faz do conceito de pré-lógico uma forma de expor o aspecto audiovisual múltiplo. Suburbia mistura temporalidades, provoca indefinição entre ficcional e real e, com baladas de Roberto Carlos, sublinha as dimensões do afeto e da fé em uma comunidade do subúrbio carioca. Pontos da minissérie esclarecem o modo sincrético com que foi moldada a narrativa e permite avaliar a possibilidade de uma nova tendência ficcional a ser explorada na ficção televisiva brasileira. O instrumental analítico tem base em Raymond Bellour e Jeremy Butler, o exame da narrativa se fundamenta em Kristin Thompson, e a ideia de culturas orais pré-lógicas em Lévy-BruhlDownloads
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Publicado
2016-08-23
Edição
Seção
Em Pauta/Agenda
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Como Citar
Santana, G., & Pucci Junior, R. L. (2016). As estratégias sincréticas da narrativa da minissérie Suburbia. MATRIZes, 10(1), 109-131. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i1p109-131