Crise da educação e a revolução do pensamento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p291-295Parole chiave:
Educação, filosofia, comunicação, pensamento complexoAbstract
Neste seu mais recente livro, o filósofo francês Edgar Morin apresenta uma síntese de suas reflexões sobre a inadequação das formas atuais de produção de conhecimento e formula um modelo de ação que considera capaz de revolucionar o pensamento, tendo a educação como um dos motores principais desta mudança. Reafirma sua posição de que a filosofia não pode se fechar sobre si mesma, pois tem um compromisso com as questões fundamentais e urgentes da existência, e renova sua convicção de que o desenvolvimento de um pensamento complexo é condição sine qua non para a construção de um conhecimento pertinente, que responda aos desafios de um mundo que, paradoxalmente, tem se tornado mais incompreensível à medida que os meios de comunicação o tornaram mais acessívelDownloads
La data di download non è ancora disponibile.
Dowloads
Pubblicato
2015-12-07
Fascicolo
Sezione
Resenhas de livros
Licenza
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini:
- Gli autori mantengono il copyright e concedono alla rivista il diritto alla prima pubblicazione, con il lavoro simultaneamente concesso in licenza in base alla Licenza di attribuzione Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0) che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questo giornale per scopi non commerciali.
- Gli autori sono autorizzati ad assumere contratti aggiuntivi separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata in questa rivista (ad esempio, pubblicazione in un archivio istituzionale o come capitolo di un libro), con riconoscimento di paternità e pubblicazione iniziale in questa rivista.
Come citare
Porto, M. C. de S. (2015). Crise da educação e a revolução do pensamento. MATRIZes, 9(2), 291-295. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p291-295