Imaginar a produção, o consumo e a nação: estratégias sensíveis da comunicação publicitária

Auteurs

  • Vander Casaqui Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p179-190

Mots-clés :

Comunicação e consumo, publicidade, trabalho, linguagem, identidade.

Résumé

Neste artigo desenvolvemos a análise da campanha Brasil Presença, veiculada no anode 2009. A série de comerciais apresenta os elos invisíveis constituintes das cadeias deprodução e do consumo no Brasil contemporâneo, representadas por sujeitos e suas narrativaspessoais. A publicidade constrói o sentido de comunidade imaginada e instaura ainstituição bancária como presença fundamental na nação constituída discursivamente,em torno do trabalho e do consumo. De acordo com o discurso, os entrelaçamentos detrajetórias humanas e de fluxos econômicos são motivadores da visão eufórica do país,tanto internamente quanto em sua visibilidade no cenário mundial.

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Biographie de l'auteur

  • Vander Casaqui, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Docente do PPGCom Comunicação e Práticas de Consumo - ESPM. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Publiée

2014-06-24

Numéro

Rubrique

Em Pauta/Agenda

Comment citer

Casaqui, V. (2014). Imaginar a produção, o consumo e a nação: estratégias sensíveis da comunicação publicitária. MATRIZes, 8(1), 179-190. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p179-190