Tertium datur. Introdução a uma teoria negativa dos media

Auteurs

  • Dieter Mersch Universidade de Potsdam

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p207-222

Mots-clés :

teoria dos media, filosofia da linguagem, filosofia da comunicação, medialidade, epistemologia.

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar as linhas gerais de uma teoria negativa dos media e sua abordagem metodológica. A partir desta perspectiva teórica, o medium é exposto em seu paradoxo. A sua marca é sua impenetrabilidade estrutural, porque os media possuem a peculiaridade de esconder a sua medialidade na medida em que se esforçam para produzir, representar ou mediar alguma coisa. No instante em que faz algo aparecer, o medium sofre a perda da sua própria aparição. Sua presença tem o formato de uma ausência. Como princípio de uma teoria negativa dos media dá-se então que a estrutura do medial não pode ser co-mediatizada – ela se mostra. Portanto, todo esforço de uma teoria negativa dos media se baseia em arriscar o impossível para de alguma forma extrair tal mostrar-se das próprias mediatizações e tornar o medial visível nele mesmo como medial.

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Biographie de l'auteur

  • Dieter Mersch, Universidade de Potsdam
    Professor da Universidade de Potsdam, na qual possui a cátedra de Teoria dos Media desde 2004. Dieter Mersch é atualmente um dos autores alemães mais influentes no campo da Filosofia da Comunicação, com vários livros publicados, dentre eles: Was sich zeigt: Materialität, Präsenz, Ereignis (2002); Ereignis und Aura: Untersuchungen zu einer Ästhetik des Performativen (2002); Medientheorien: zur Einführung (2006); Posthermeneutik (2010).

Publiée

2013-06-05

Numéro

Rubrique

Em Pauta/Agenda

Comment citer

Mersch, D. (2013). Tertium datur. Introdução a uma teoria negativa dos media. MATRIZes, 7(1), 207-222. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p207-222