Televisão e cultura política brasileira
o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gado
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2p259-280Mots-clés :
Telenovela, Estilo televisivo, Terra, Matrizes culturaisRésumé
Baseado na análise do estilo televisivo, este artigo explora a figuração das relações de poder e de subjugação em cenas extraídas das telenovelas Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996). A meta é investigar como tais materialidades oferecem ao público uma experiência visual da terra e a matriz cultural que a subjaz. Concluímos que há um deslocamento na abordagem: enquanto em Renascer o pacto com diabo revela a imbricação das matrizes do mandonismo e do realismo maravilhoso, em O Rei do Gado a negociação entre fazendeiro e sem-terra revela a política fundiária, a personificação do poder e a incompletude da reforma agrária.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BAZIN, A. Will CinemaScope save the film industry? In: ______. Bazin at work: major essays and reviews from the forties and fifties. Translated from the French by Alain Piette and Bert Cardullo. New York: Routledge, 1997. p. 77-92
BORDWELL, D. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Tradução Maria Luiza Machado Jatobá. Campinas: Papirus, 2008.
BRUNNER, J. J. Un espejo trizado: ensayo sobre cultura y políticas culturales. Santiago de Chile: Flacso, 1988.
BRUNNER, J. J. Notes on modernity and postmodernity in Latin American culture. Boundary 2, New York, v. 20, n. 3, p. 34-54, 1993. DOI: 10.2307/303339
BRUNNER, J. J. Tradicionalismo y modernidad en la cultura latinoamericana. In: HERLINGHAUS, H.; WALTER, M. (Orgs.). Posmodernidad en la periferia: enfoques latinoamericanos de la nueva teoría cultural. Berlin: Langer, 1994. p. 48-82.
BUTLER, J. G. Television style. New York: Routledge, 2010.
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas. Tradução Ana Regina Lessa e Heloisa Pezza Cintrão. São Paulo: Edusp, 1997.
CARROL, N. Film form: an argument for a functional theory of style in the individual film. In: ______. Engaging the moving image. New Haven: Yale University, 2003. p. 124-145.
CARVALHO, J. M. Mandonismo, coronelismo, clientelismo: uma discussão conceitual. Dados, Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, 1997. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0011-52581997000200003
CHIAMPI, I. O realismo maravilhoso: forma e ideologia no romance hispanoamericano. São Paulo: Perspectiva, 1980.
HERLINGHAUS, H.; WALTER, M. (Orgs.). Posmodernidad en la periferia: enfoques latinoamericanos de la nueva teoría cultural. Berlin: Langer, 1994.
JANVRY, A.; SADOULET, E. Land reform in Latin American: ten lessons toward a contemporary agenda. University of California, Berkeley, June 2002. Available at: <https://goo.gl/yAzvxn>. Access: 29 June 2018.
LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. 3. ed. São Paulo: Nova Fronteira, 1997.
LOPES, M. I. V. (Org.). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Loyola, 2004.
MARTÍN-BARBERO, J. Narraciones sociales y mediación intercultural: el trabajo intermediador de Hermann Herlinghaus. Nómadas, Bogotá, n. 20, p. 26-35, 2004.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. 6. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.
MARTÍN-BARBERO, J.; HERLINGHAUS, H. Contemporaneidad latino-americana y análisis cultural: conversaciones al encuentro de Walter Benjamin. Madrid: Iberoamericana, 2000.
MEMÓRIA GLOBO. Autores: história da teledramaturgia. São Paulo: Globo, 2008. v. 1.
MITTELL, J. Television and American Culture. New York: OUP, 2010.
MORIN, E. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo. Tradução Agenor Soares Santos. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2002.
O REI do gado. Criação: Benedito Rui Barbosa, Edmara Barbosa e Edilene Barbosa. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Elenco: Antônio Fagundes, Jackson Antunes e outros. Rio de Janeiro: Rede Globo, 1996. 60 min, 209 capítulos, cor.
PEREIRA, R. M. Um bocadinho de chão: uma investigação sobre as televisualidades da terra e suas matrizes culturais em telenovelas de Benedito Ruy Barbosa. 2018. 183 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
PUCCI JUNIOR, R. L. Inovações estilísticas na telenovela: a situação em Avenida Brasil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 12., 2013, Salvador. Anais eletrônicos… Salvador: Compós, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/31tm4R>. Acesso em: 27 out. 2014.
RENASCER. Criação: Benedito Rui Barbosa, Edmara Barbosa e Edilene Barbosa. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Elenco: Antônio Fagundes, Osmar Prado e outros. Rio de Janeiro: Rede Globo, 1993. 50 min, 213 capítulos, cor.
RICHARD, N. Latinoamérica y la posmodernidad. Escritos, Revista del Centro de Ciencias del Lenguaje, Puebla, n. 13-14, p. 271-220, jan./dez. 1996.
ROCHA, S. M. Desenvolvimento tecnológico, estilo televisivo e telenovelas: possíveis reconfigurações do gênero na produção de Gabriela. Galáxia, São Paulo, n. 29, p. 180-194, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542015119029
ROCHA, S. M. O estilo televisivo e sua pertinência para a TV como prática cultural. Florianópolis: Insular, 2016.
ROCHA, S. M. Estudios visuales y estilo televisivo: porque no existen medios puramente visuales. Chasqui. Revista Latinoamericana da Comunicación, Quito, n. 135, p. 297-316, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.16921/chasqui.v0i135.2920
ROCHA, S. M.; ALVES, M. L. C. O estilo do Realismo Maravilhoso na figuração da política da diferença em Saramandaia. In: MARTINO, L. M. S.; MARQUES, A. C. S. (Orgs.). Teorias da comunicação: processos, desafios e limites. São Paulo: Plêiade, 2015. p. 63-90.
ROCHA, S. M.; PUCCI JUNIOR, R. L. Televisão: entre a metodologia analítica e o contexto cultural. São Paulo: A Lápis, 2016.
SANTANA, G; PUCCI JUNIOR, R. L. As estratégias sincréticas da narrativa da minissérie Suburbia. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 13., 2014, Belém. Anais… Belém: Compós, 2014. Disponível em <https://goo.gl/hqEvmB>. Acesso em: 27 out. 2014.
SARLO, B. Modernidade periférica: Buenos Aires 1920 e 1930. Tradução de Júlio Pimentel Pinto. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
THOMPSON, K. Storytelling in film and television. Cambridge; London: Harvard University, 2003.
VILLALOBOS, F. C. Matrices culturales: pluralidad, emoción y reconocimiento. Anthropos: Huellas del Conocimiento, Barcelona, n. 219, p. 173-179, 2008.
WILLIAMS, R. Televisão: tecnologia e forma cultural. Tradução Márcio Serelle e Mário Francisco Ianni Viggiano São Paulo: Boitempo; Belo Horizonte: PUC, 2016.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.