“Esta é a malícia da obra”: uma leitura de arquivo em A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p36-55

Palavras-chave:

Osman Lins, Cartas, Arquivo literário, A Rainha dos Cárceres da Grécia

Resumo

O presente ensaio explora o processo criativo de Osman Lins (1924–1978), destacando como sua correspondência pessoal e seus manuscritos oferecem uma visão profunda do trabalho e das tensões entre a vida prática e a criação literária que se deixam rastrear em seu último romance, A rainha dos cárceres da Grécia, de 1976. O trabalho adota uma abordagem metodológica baseada na leitura minuciosa e na análise genética da correspondência e dos manuscritos de Lins. A pesquisa se desenvolve por meio de um protocolo de investigação, que envolve a leitura e interpretação das camadas textuais e dos paratextos, como notas e citações, buscando reconstruir o percurso criativo do autor e revelar as influências e dilemas enfrentados ao longo do processo de escrita do romance em questão. Uma das hipóteses de pesquisa levantada no ensaio é a de que A Rainha dos Cárceres da Grécia pode ser entendida como uma paródia dos discursos teóricos e críticos da época, especialmente em relação ao estruturalismo, que predominava no contexto acadêmico brasileiro das décadas de 1960 e 1970.

 

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Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Couto , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

    Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

Couto , P. H. . (2024). “Esta é a malícia da obra”: uma leitura de arquivo em A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 53, 36-55. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p36-55