Conformação narrativa em Longa Despedida

Autores

  • Iurii Kokin Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i52p41-52

Palavras-chave:

Kira Muratova, Cinema Moderno, Cinema Autoral, História de Cinema

Resumo

O artigo discute configurações estéticas envolvidas na construção do filme Longa Despedida (1971), dirigido por Kira Muratova. O objetivo é situar o filme no âmbito dos conceitos do cinema moderno e cinema autoral. Para complementar, a metodologia incorpora a análise fílmica e pesquisa sobre processos de criação, possibilitando concretizar e enfatizar os elementos de pensamento a partir do material e da prática de fazer o cinema. Para tal, são analisados as tendências históricas e os componentes da mise-en-scène, em conjunto com os depoimentos e as entrevistas dos envolvidos no processo de criação, resultando em duas partes: a primeira dedica-se à colheita de dados sobre acontecimentos históricos e a segunda visa analisar os princípios estilísticos, em tentativa de compreendê-los como pensamento imaginário autêntico da cineasta.

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Biografia do Autor

  • Iurii Kokin, Universidade Estadual do Paraná

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) - da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP), vinculado à linha de pesquisa (2) Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo. Membro do grupo de pesquisa CineCriare - Cinema: criação e reflexão (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq). Graduação completa em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA).

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Publicado

2024-06-29

Como Citar

Kokin, I. (2024). Conformação narrativa em Longa Despedida. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 52, 41-52. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i52p41-52