O espaço da experimentação artística como laboratório criativo na produção de livro de artista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i52p53-66Palavras-chave:
Laboratório de artes, Livro de Artista, Aprendizagem coletiva, Experimentação artísticaResumo
Este artigo apresenta a experiência de uma disciplina do curso de pós-graduação em Artes Visuais (2023), ministrada dentro de um laboratório de gravura para discentes de pós-graduação, que promoveu, de maneira orgânica e sem orientação regular, a experimentação artística na produção de livros de artista. Somado a isso, o objetivo é refletir acerca da prática artística dos estudantes em um ambiente plural e com a orientação de professores-artistas — docentes que atuaram também como artistas e, por isso, conseguiram compartilhar saberes teóricos e práticos em uma práxis contínua e coletiva. Após a análise processual do desenvolvimento de projetos dos discentes, busca-se examinar a relação do fazer artístico em laboratório e os resultados obtidos por eles. Entre as questões levantadas, estão: o ambiente propício ao compartilhamento de saberes, a relevância do processo para definição do enunciado e a importância do contato professor-artista no desenvolvimento das tarefas nas quais a prática impulsiona o teórico e vice-versa.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
CARRIÓN, Ulises. A nova arte de fazer livros. Tradução: Amir Brito Cadôr. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 206-219, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454>. Acesso em: 5 mar. 2024.
FABRIS, Annateresa; COSTA, Cacilda Teixeira. da. Tendências do livro de artista no Brasil. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1985.
INGOLD, Tim. Fazer: antropologia, arqueologia, arte e arquitetura. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. Petrópolis: Vozes, 2022.
PLAZA, Julio. O livro como forma de arte (I). Arte em São Paulo, São Paulo, n. 6, abr. 1982.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2011.
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabiana Grassano, Luise Weiss, Germana G. de Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.