Cecilia Salles: Da crítica genética à teoria crítica dos processos de criação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p1-8Resumo
A Revista Manuscrítica junta-se, com esta edição especial, às comemorações dos 30 anos de contribuições de Cecilia Salles à área dos Processos de Criação e ao desenvolvimento da Teoria Crítica dos Processos de Criação, fruto da busca da autora por caminhos teóricos em integração com as práticas. Reúnem-se aqui contribuições de novos e antigos orientandos de Cecilia Salles ao longo desses mais de 30 anos, no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, no Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP e no Mestrado em Processos de Criação da Universidade do Algarve, além de professores e investigadores de outras instituições que tiveram contato com a obra da teórica e que enviaram contribuições. Artistas e estudiosos dos processos de criação nas mais diversas áreas, espalhados em vários lugares do Brasil e do mundo, e que aqui se revelam na intercessão dos processos de criação e no diálogo com a teoria de Salles. A "rede de criação" de que fala Salles (2006) tem nesta edição comemorativa um belo recorte materializado.
Downloads
Referências
COLAPIETRO, Vincent. Peirce e a abordagem do self: uma perspectiva semiótica sobre a subjetividade humana. São Paulo: Intermeios, 2014.
FERRER, Daniel. "A crítica genética do século XXI será transdisciplinar, transartística e transemiótica ou não existirá". In: Willemart, Philippe. (Org.) Fronteiras da criação: VI Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito. São Paulo: Annablume, 2000.
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
SALLES, Cecilia. Da crítica genética à crítica de processo: uma linha de pesquisa em expansão. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 20/2, p. 41-52, ago. 2017.
SALLES, Cecilia. Crítica genética: uma introdução. 1ª ed. São Paulo: Educ, 1992.
SALLES, Cecilia. Crítica genética: uma nova introdução. 2ª ed. São Paulo: Educ. 2000.
SALLES, Cecilia. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3ª ed. São Paulo: Educ, 2008.
SALLES, Cecilia. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.
SALLES, Cecilia. Gesto inacabado: processo de criação artístico. 5ª ed. São Paulo: Intermeios, 2011.
SALLES, Cecilia. Processo de produção de conhecimento juntos: grupo de pesquisa em processo de criação. Revista Farol, v. 18, n. 27, p. 90-97, 2023.
SALLES, Cecilia. Uma criação em processo: Ignácio de Loyola Brandão e Não verás país. Tese de Doutorado. Programa de Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patrícia Dourado, Wagner Miranda Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.