Confluências e ressonâncias da Teoria Crítica dos Processos de Criação de Cecilia Salles nas trilhas da literatura: relato sobre Encadeamentos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p52-67Palavras-chave:
Cecilia Salles, Processos de criação, Redes de criação, Teoria crítica dos processos de criação, Relatos artísticos e críticosResumo
Este texto tem o propósito de revisitar o percurso de construção da teoria crítica dos processos de criação de Cecília Almeida Salles, salientando alguns tópicos fundamentais, como também examinar suas ressonâncias na atividade de agentes criativos e de pesquisadores. Primeiramente, apresentamos breve trajetória da construção teórica e crítica de Salles. E, em seguida, iluminamos pontos de confluência existentes entre seus alicerces básicos e a pesquisa sobre o livro Encadeamentos (poesia), na análise de Anna Luiza Campanhã de Camargo Arruda Bauer, bem como as nossas pesquisas sobre a produção literária de Edgard Braga e Paulo César Pinheiro, enfatizando a repercussão das redes de criação na prática artística.
Downloads
Referências
AMARAL, B. H. R. A transmutação metalinguística na poética de Edgard Braga. São Paulo, Ateliê Editorial, coleção estudos literários. v. 43, 2013.
AMARAL, B. H. R. Encadeamentos. São Paulo, Massao Ohno Editor, 1988.
AMARAL, B. H. R. A poesia de Edgard Braga e seu eixo metalinguístico. Suplemento Literário de Minas Gerais. 2007, Belo Horizonte, ed. 1307, Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, p. 20, nov. 2007.
AMARAL, B. H. R. Planagem. São Paulo, Massao Ohno Editor, 1998.
AMARAL, B. H. R. Peixe Papiro. São Paulo, Scortecci Editora, 2018.
AMARAL, B. H. R. Letra / Imagem: A transmutação intersemiótica na poética de Edgard Braga. In: Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada), USP, jul. 2008.
ÁVILA, Carlos. Poesia Pensada. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2004, p. 25.
BAUER, Anna Luiza Camargo Arruda. Dos rascunhos à obra editada: um itinerário poético. Dissertação de Mestrado, Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, PUC-SP.
BAUER, Anna Luiza C. de Camargo Arruda; CÉSAR, Maria Cecília de Salles Freire. Semiótica dos rascunhos – sintaxe das rasuras. Manuscrítica - revista da APML, São Paulo, n. 2, 1991 – impressa e digitalizada. https:/www.revistas.usp.br/manuscritica/article/view/2003449/187432
BERARDINELLI, Alfonso. Os confins da poesia. Revista Inimigo Rumor. Rio de Janeiro, Viveiros de Castro Editora, 1º semestre de 2003, n. 14, p. 138-145
BRAGA, Edgard. Extralunário. Poemas incomptos. São Paulo, Martins, 1960
BRAGA, Edgard. Três poemas de Edgard Braga. Invenção - Revista de Arte de Vanguarda n.3, ano 2, São Paulo, Junho 1963, p. 58.
BRAGA, Edgard. Soma. São Paulo, Invenção, 1963.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CAMPOS, Augusto de. Algo sobre Algo. São Paulo, Invenção, 1971
CAMPOS, Haroldo de. Ideograma. Lógica. Poesia. Linguagem. São Paulo, Perspectiva, 1992.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas. São Paulo, Perspectiva, 4ª edição, 1992.
CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo, Perspectiva, 1977
COLAPIETRO, Vincent M. Os locais da criatividade: sujeitos fissurados, práticas entrelaçadas. In: Pinheiro, A.; SALLES, Cecília (Org.) Jornalismo expandido, práticas e sujeitos entrelaçados. São Paulo, Intermeios, 2016, pp. 43-61.
FERRAZ, Silvio. Tatuagens - relembrando Edgard Braga. In FERRAZ, Silvio. Notas. Atos. Gestos. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2007.
FERRER, Daniel. A crítica genética do século XXI será transdiciplinar, transartística e transemiótica ou não existirá. In: WILLEMART, Philippe. (Org.) Fronteiras da criação: VI Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito. São Paulo, Annablume, 2000.
PLAZA, Julio. Há Braga. Há Poesia. Desbragada, São Paulo, 1984, Max Limonad
SALADO, Régis. La revue Manuscritica [note critique] In: Genesis (Manuscrits – Recherche – Invention) – Revue internationale de critique génétique, número 3, 1993, Paris – pp. 165-172.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado. São Paulo, Intermeios, 5ª edição, 2011.
SALLES, Cecília Almeida. Crítica Genética: uma (nova) introdução. São Paulo, Educ, 2000.
SALLES, Cecília Almeida. Crítica Genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3ª edição, Educ, 2008.
SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação. Construção da obra de arte, Vinhedo (SP), Horizonte, 2006.
SALLES, Cecília Almeida. Arquivos da criação. Arte e curadoria. Vinhedo (SP), Horizonte, 2010.
SALLES, Cecília Almeida & AUTOR. (2022) Reverberações de Guimarães Rosa no imaginário das experimentações artísticas. FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, (28), 5-19,
SALLES, Cecilia Almeida. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SALLES, Cecilia Almeida & ANASTÁCIO, Sílvia Guerra. (Org.) Processos de criação em debate. Salvador: UFBA, 2018.
SALLES, Cecília Almeida. Processos de criação como práticas geradas por complexas redes em construção. In: Scriptorium, Revista de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2021.
SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação. In: Manuscrítica – Revista de Crítica Genética, n. 11, 2012.
SANTAELLA, Lúcia. Um poeta, em busca do amanhecer da linguagem. In: Dialética – Revista de diálogo com a inteligência (número especial dedicado ao centenário de nascimento de Edgard Braga) ano 7, n. 5, Maceió, Sesc de Alagoas, 2000.
WERNER, Michael; Gresillon, Almuth. Genese et Histoire. In: Leçons d’écriture, Paris, Minard, 1985.
WERNER, Michael. Ce qui disent le manuscrits. In: Leçons d’écriture, Paris, Minard, 1985.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Beatriz Helena Ramos Amaral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.