Queimar e postar: materializar arquivos imateriais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p6-16Palavras-chave:
Arquivos da criação, Materialidades digitais, Performances de processo, Audiovisual, InstagramResumo
O presente trabalho foi escrito a muitas mãos no contexto do Grupo de Pesquisa de Processos de Criação da PUC-SP, diante do desafio permanente colocado pela expansão dos arquivos da criação. O ponto de partida foi uma publicação no perfil do Instagram do Ateliê Carlos Vergara, em que o artista registra (e posta) a queima de arquivos, como um “exercício de rigor”. A postagem foi detonadora de vários questionamentos sobre a materialidade dos arquivos, especialmente no contexto digital e das redes sociais. Assuntos como transformação das materialidades; acumulação e convivência entre as práticas de registro; performances de processo; especificidades do registro audiovisual e das redes sociais são alguns dos pontos abordados pelo artigo.Downloads
Referências
BACHELARD, G. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BENITES, L. Entrevista. In: A vida é uma arte. Porto Alegre: ABF Developments, 2021. Disponível em: <https://fb.watch/72ivBexkw3/>. Acesso em: 29, jul. 2021.
BENITES, L. Site oficial Luca Benites. Disponível em: <http://lucabenites.com>. Acesso em: 29, jul. 2021.
BROD, M. Franz Kafka: a biography. Boston: Da Capo Press, 1995.
COLAPIETRO, V. The loci of creativity: fissured selves, interwoven practices. Manuscrítica revista de crítica genética 11. São Paulo: Annablume, 2003.
EISENSTEIN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
GLUSBERG, J. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2013.
MAIOLINO, A. M. In: TATAY, H. (Org.). Anna Maria Maiolino. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
SALLES, C. A. Arquivos de criação: arte e curadoria. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010.
SALLES, C. A. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.
ROLNIK, S. Flowerings of reality / florações da realidade. In: ZEGHER, C. de (Ed.). Anna Maria Maiolino: a life line / vida afora. New York: The Drawing Center, 2002. p. XVI-XVIII.
ROLNIK, S. Florações da realidade. Núcleo de Estudos da Subjetividade, São Paulo. p. 1-12, maio, n. 77 dez. 2020. Disponível em: <https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/suely%20rolnik.htm>. Acesso em: 28, jul. 2021.
UNIQUE ONE. Página oficial do projeto The Burned Picasso. Disponível em: <https://uniqueone.medium.com/picasso-enters-the-metaverse-f1cc48c77ed8> Acesso em: 29, jul. 2021.
VERGARA, C. Perfil do Ateliê Carlos Vergara no Instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/ateliecarlosvergara/>. Acesso em: 29, jul. 2021.
XAVIER, I. O discurso cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cecilia Salles, Júlia Meireles, Mariana Carlin, Paola Pinheiro, Patrícia Dourado, Samir Cheida, Vinícius Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.