e-Imigrações como um work in progress
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p194-204Palavras-chave:
Criações literárias digitais, e-Imigrações, filosofia da arteResumo
O propósito deste artigo é mostrar como se deu a passagem das intenções iniciais à criação literária digital e-Imigraçõesapresentando-a como um work in progresse não como ela pode ser lida já pronta (em https://www.editorainverso.com.br/livro-digital[1]). De certo modo, isso pode ser entendido como a tradução dinâmica de um esquema inicial abstrato em uma criação que aos poucos vai-se tornando concreta.. Quando de sua construção, a primeira dificuldade com que deparamos foi o fato de ela pôr em diálogo três diferentes linguagens (a das histórias-em-quadrinhos, a da poesia verbal e a da programação computacional). Isso representou a ameaça constante de criarmos não uma, mas três obras distintas que não dialogariam minimamente entre si. Em termos de método de criação, esse é o primeiro obstáculo a ser enfrentado, é a primeira ação a ser encetada em qualquer criação literária digital. Para discutir essas questões que surgiram ao longo da criação de e-Imigrações, neste artigo exploramos a documentação técnica e criativa por trás da obra. Com isso, tornamos públicas as fontes primárias, por assim dizer, que estão na gênese de nossa criação.
[1]É fundamental que se navegue pela obra, antes de ler este artigo.
Downloads
Referências
Duarte, Rafael Soares. “A página infinita: leitura de algumas possibilidades narrativas nas Webcomics”. In: FREITAS, Deise J. T. de; DUARTE, Rafael Soares [org.]. Literaturas entre o digital e o analógico. Teresina: Edufpi, 2013, pp.29-39.
Duarte, Rafael Soares. “Uso de elementos verbo-visuais analógicos na criação de poemas digitais”. Texto Digital. v. 14 n. 2 (2018).
Luiz dos Santos, Alckmar. “Como criações literárias digitais põem em diálogo a poética e a tecnologia”. FRONTEIRAZ. , v.18, p.17 - 29, 2017.
Luiz dos Santos, Alckmar. “Novos processos de criação literária”. Revista da ANPOLL (Online). , v.1, p.77 - 98, 2014.
Luiz dos Santos, Alckmar. “Quelques questions concernant les genres, à partir de l’actuelle littérature numérique brésilienne”. In: TOMICHE, Anne. Le Comparatisme comme approche critique Comparative Literature as a Critical Approach. Littérature, science, savoirs et technologie / Literature, Knowledge, Science and Technology. Tomo 6. Paris: Garnier, 2017, pp. 331-345.
Luiz dos Santos, Alckmar. “Roteiros de uma poética: A derrubada do Sarrià”. DATJournal Design Art and Technology. , v.2, p.55 - 63, 2017.
Luiz dos Santos, Alckmar. “The cosmonaut: A Digital Creation”. MATERIALIDADES DA LITERATURA, v.6.2, p.231 - 245, 2018.
Spiegelman, Art. “Maus”. Raw Magazine. New York: Penguim Books, 1980-1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alckmar Luiz dos Santos, Rafael Soares Duarte, Vinícius Rutes Henning
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.