Criar sob o regime da imagem-técnica: uma leitura de Videodrome e Marília Garcia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p56-67Palavras-chave:
tecnologia, imagem-técnica, subjetividade, literatura, cinemaResumo
Este trabalho traz algumas reflexões sobre a produção de subjetividades na contemporaneidade, levando em conta os regimes de virtualização e digitalização que vigoram na relação dos sujeitos com as tecnologias de comunicação. As reflexões partem da análise de objetos artísticos – o filme Videodrome(1983), de David Cronemberg, e poemas de Marília Garcia, publicados nos livros Câmera Lenta(2017) e Parque das ruínas(2018). Assim, propomos observar como que objetos artísticos podem revelar subjetividades a respeito dos paradoxos da relação com as tecnologias de sua época, em especial as tecnologias de comunicação fundadas na produção e circulação de imagens-técnicas, que atuam diretamente na percepção do tempo e do espaço, e nos paradigmas de deslocamento e velocidade.
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