A conquista do espaço (pelo diretor)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i21p86-104Resumo
A transformação do texto teatral em espaço é, na nossa concepção, a atividade própria da direção teatral, sua própria dramaturgia. Para que possa acontecer o jogo teatral, é necessária a existência de um lugar, de uma espacialidade na qual as relações entre as diversas personagens e entre os atores e o público possam existir. Nosso artigo aborda as relações texto/espaço de três espetáculos teatrais produzidos em Minas Gerais: Don Juan no Espelho, Quando o Peixe Salta e Poema do Concreto Armado e suas relações com as concepções de espaço abrigadas na teoria teatral.Downloads
Referências
BROOK, P. O ponto de mudança – Quarenta anos de experiências teatrais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
MIRANDA, M. Don Juan no espelho. In: Grande Prêmio Minas de Dramaturgia – Peças Premiadas. Belo Horizonte: [s.n.], 2006.
PAVIS, P. Dicionário de teatro. Tradução de J. Guinsburg e M. L. Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2008.
UBERSFELD, A. Para ler o teatro. Tradução de José Simões (coord.). São Paulo: Perspectiva, 2005.
ZANOTTI, L. R. Thom pain (Baseado em nada) de Will Eno: o existencialismo stand-up no texto e na encenação. Curitiba, 2008. 125f. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária). Centro Universitário Campos de Andrade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Alexandre Mauro Toledo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.