Entre Eros e Tânatos: A arquitetura de personagens com campo de ação coletivo no teatro de Nelson Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p82-102Palavras-chave:
teatro, Nelson Rodrigues, coro, personagens coletivasResumo
Partindo das teorias de Pavis (2011) e Prado (1992) a respeito das origens e funções do coro no teatro, Costa (2021) e Greimas (2008) sobre actancialidade, e revendo estudos de Souto (2001 e 2007) sobre Nelson Rodrigues, este artigo tem como desígnio investigar a arquitetura das personagens coletivas (coro) presentes nas peças publicadas pelo dramaturgo entre 1943 e 1962, considerando sua diversidade de formas e promovendo comparações quando ocorre a apresentação ou reintrodução de grupos semelhantes. A proposição consiste em categorizar essas personagens em duas tipologias, ponderando a contribuição de cada agrupamento para a composição do mosaico que dialoga com a obsessão do autor por Eros e Tânatos. A primeira abarca grupos de profissionais, tais como médicos, jornalistas e coveiros. A segunda representa uma espécie de opinião pública julgadora, vinculada aos preconceitos, hipocrisias e ao senso comum da sociedade brasileira.
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Referências
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