Entre Eros e Tânatos: A arquitetura de personagens com campo de ação coletivo no teatro de Nelson Rodrigues

Autores

  • Carla Cristina Fernandes Souto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Carlos Vinicius Veneziani dos Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p82-102

Palavras-chave:

teatro, Nelson Rodrigues, coro, personagens coletivas

Resumo

Partindo das teorias de Pavis (2011) e Prado (1992) a respeito das origens e funções do coro no teatro, Costa (2021) e Greimas (2008) sobre actancialidade, e revendo estudos de Souto (2001 e 2007) sobre Nelson Rodrigues, este artigo tem como desígnio investigar a arquitetura das personagens coletivas (coro) presentes nas peças publicadas pelo dramaturgo entre 1943 e 1962, considerando sua diversidade de formas e promovendo comparações quando ocorre a apresentação ou reintrodução de grupos semelhantes. A proposição consiste em categorizar essas personagens em duas tipologias, ponderando a contribuição de cada agrupamento para a composição do mosaico que dialoga com a obsessão do autor por Eros e Tânatos. A primeira abarca grupos de profissionais, tais como médicos, jornalistas e coveiros. A segunda representa uma espécie de opinião pública julgadora, vinculada aos preconceitos, hipocrisias e ao senso comum da sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

  • Carla Cristina Fernandes Souto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    Carla Cristina Fernandes Souto é professora e pesquisadora na área de Letras, com ênfase na área de dramaturgia. É líder do GPLEC (Grupo de Pesquisa em Literatura e Estudos Culturais). Possui Graduação e Licenciatura em Letras-Português, Mestrado em Literatura Comparada e Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É docente em Regime de Dedicação Exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), trabalhando com Teoria Literária e Literatura Ocidental na Licenciatura em Letras. Publicou dois livros: Nelson Rodrigues: o inferno de todos nós (Crítica Literária, Junqueira&Marin, 2007) e Nelson Trágico Rodrigues (Crítica Literária, Ágora da Ilha, 2001). Orcid: 0000-0003-4203-0331. E-mail: carla.souto@ifsp.edu.br

  • Carlos Vinicius Veneziani dos Santos, Universidade de São Paulo

    Carlos Vinicius Veneziani dos Santos é professor e pesquisador da área de Letras, com ênfase em semiótica greimasiana e membro do GPLEC. Possui Graduação em Letras (Latim-Português), Filosofia e Pedagogia. Mestre em Literatura Brasileira e Doutor em Semiótica e Linguística Aplicada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, atua como professor efetivo de Português pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Publicou Estudo Semiótico de Canções de Adoniran Barbosa (Semiótica Aplicada, Novas Edições Acadêmicas, 2017) e três livros de poesia, A minha própria lei (Poesia, Scortecci, 2012), Parâmetro (Poesia, Scortecci, 2014) e Todo dia oásis (Poesia, Desconcertos, 2020).

    Orcid: 0000-0002-1994-8905. E-mail: vinivs@ifsp.edu.br

Referências

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GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. 3ª ed. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsbourg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2011.

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RODRIGUES, Nelson. “A falecida. (Tragédia carioca em três atos)”. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. V. 3: tragédias cariocas I. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 51—119.

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RODRIGUES, Nelson. “Anjo Negro. (Tragédia em três atos)”. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. V. 2: peças míticas. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 121—192.

RODRIGUES, Nelson. “Beijo no asfalto. (Tragédia carioca em três atos)”. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. V. 4: tragédias cariocas II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 87-153.

RODRIGUES, Nelson. “Boca de Ouro. (Tragédia carioca em três atos)”. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. V. 3: tragédias cariocas I. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 255—339.

RODRIGUES, Nelson. “Bonitinha, mas ordinária. (Peça em três atos)”. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. V. 4: tragédias cariocas II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 243—326.

RODRIGUES, Nelson. “Os sete gatinhos. (Divina comédia em três atos e quatro quadros)”. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. V. 3: tragédias cariocas I. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p.181—253.

RODRIGUES, Nelson. “Senhora dos Afogados. (Tragédia em 3 atos)”. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. V. 2: peças míticas. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 255—332.

RODRIGUES, Nelson. “Vestido de noiva. (Tragédia em três atos)”. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. V. 1: peças psicológicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 105—167.

RODRIGUES, Nelson. “Viúva, porém honesta. (Farsa irresponsável em três atos)”. In: RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. V. 1: peças psicológicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 215—269.

SOUTO, Carla Cristina Fernandes. Nelson trágico Rodrigues. Rio de Janeiro: Ágora da Ilha, 2001.

SOUTO, Carla Cristina Fernandes. Nelson Rodrigues: o inferno de todos nós. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Souto, C. C. F. ., & Santos, C. V. V. dos . (2023). Entre Eros e Tânatos: A arquitetura de personagens com campo de ação coletivo no teatro de Nelson Rodrigues. Literatura E Sociedade, 29(38), 82-102. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p82-102