“Fiel até a morte”: uma análise do passado gótico em A sucessora (1934) e Rebecca (1938)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.202761Palabras clave:
Literatura comparada, Narrativa, Século XX, Gótico, Gótico femininoResumen
O presente artigo procura entender a conexão existente entre A sucessora (1934), de Carolina Nabuco, e Rebecca (1938), de Daphne Du Maurier, para além da suspeita de plágio e, assim, estabelecer ambas as obras como pertencentes à tradição literária do Gótico feminino. Para esse fim, serão utilizados como suporte teórico sobre Gótico literário estudos de David Punter (1996) e Júlio França (2016, 2017), e as considerações de Anne Williams (1995) no que diz respeito à vertente feminina do Gótico. No desenvolvimento deste trabalho, será demonstrado como as narrativas de Nabuco e Du Maurier exploram os efeitos do medo provenientes de um passado gótico, personificado na figura fantasmagórica de uma esposa morta, responsável por colocar em xeque a felicidade matrimonial das personagens femininas de ambas as tramas. Ao fazê-lo, essas escritoras utilizam tanto características formais próprias da ficção gótica – o retorno fantasmagórico do passado – quanto temáticas próprias do Gótico feminino – os casamentos fadados ao fracasso.
Referencias
A NOITE. Joaquim Nabuco através a palavra laureada de sua filha. Rio de Janeiro, Sábado, 29 de maio de 1937.
ALENCAR, Mauro. Desvelando a intimidade feminina entre o concreto e o imaginário. In: NABUCO, Carolina. A sucessora. São Paulo: Editora Instante, 2018. pp. 4-7.
CARVALHO, Beni. “Carolina Nabuco e Daphne Du Maurier”. In: A noite. Rio de Janeiro, Domingo, 8 de setembro de 1940.
CORREIO DA MANHÃ. As conferências sobre Joaquim Nabuco, realizadas em Recife. Rio de Janeiro, Sábado, 29 de maio de 1937.
CORREIO DA MANHÃ. “‘Rebecca” e ‘A sucessora” – Um plágio sem cerimônias, de que é vítima uma escritora brasileira”. Rio de Janeiro, Domingo, 21 de abril de 1940a.
CORREIO DA MANHÃ. Em torno de “A sucessora”, de Carolina Nabuco, e “Rebecca”, de Du Maurier. Rio de Janeiro, Sexta-feira, 26 de abril de 1940b.
DU MAURIER, Daphne. Rebecca – A mulher inesquecível. Trad. Mariluce Pessoa. Barueri: Amarylis, 2012.
FIEDLER, Leslie. Love and Death in the American Novel. Urbana-Champaign: Dalkey Archive Press, 1960.
FRANÇA, Júlio. “O Gótico e a presença fantasmagórica do passado”. In: Anais eletrônicos do XV encontro ABRALIC. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016. pp. 2492-2502.
FRANÇA, Júlio. Introdução. In: Poéticas do mal: a literatura do medo no Brasil (1840–1920). Rio de Janeiro: Bonecker, 2017. pp. 19-35.
FREITAS, Bezerra de. “A romancista Daphne Du Maurier e a sentença do juiz Bright”. In: Diário de notícias. Rio de Janeiro, Domingo, 1 de agosto de 1948.
LINS, Álvaro. “Rebecca”, um plágio. In: Correio da manhã. Rio de Janeiro, Sábado, 31 de agosto de 1940.
MALET, Oriel. Letters from Menabilly: Portrait of a Friendship. London: Weidenfeld & Nicolson, 1993.
MODLESKI, Tania. The Women Who Knew Too Much: Hitchcock and Feminist Theory. 3rd ed. New York: Routledge, 2016.
NABUCO, Carolina. A sucessora. São Paulo: Editora Instante, 2018.
PUNTER, David. The Literature of Terror. V. 1. Essex: Longman, 1996.
SANTOS, Ana Paula Araujo dos. A tradição feminina do Gótico: uma descrição de formas e temas nas literaturas brasileira e de língua inglesa. 2022. 189 f. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
SPAGNOLI, Camila Russo de Almeida. Monteiro Lobato, o leitor. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros, 2014.
TRUFFAUT, François. Hitchcock. New York: Simon and Schuster, 1983.
WILLIAMS, Anne. Art of Darkness: A Poetics of Gothic. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ana Paula Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).