The film 'Hollow city' - an adaptation of the book 'The adventures of Ngunga': from utopia to dystopia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.193280Palabras clave:
obra literária adaptada, intertextualidade, As aventuras de NgungaResumen
This article seeks to identify the “new lenses and discourses” that mark the film Hollow city, from 2004, by the Angolan filmmaker Maria João Ganga, in relation to the text that serves as a source for Ngunga’s adventures, by 1972, by fellow Angolan artist Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, known as Pepetela. For this purpose, studies by Robert Stam (2006) and Linda Hutcheon (2011) on adaptation will be used as theoretical and analytical contributions. Both explore the intertextual or dialogical possibilities that are established when a literary work is adapted for the cinema, transporting local particularities to other space-times that result in a new, hybrid work and not necessarily inferior to the one that gave rise to it. Both move away from the rhetoric of loss that laments what was lost in the transition from novel to film.
Referencias
AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BLOCH, E. O Princípio Esperança. v.1/v.2. Trad. Nélio Schneider/ Werner Fucks. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
GREGORIN FILHO, J. N. Literatura Infantil – Múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
HARRINGTON, J. The rhetoric of film. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1973.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Instituto Houaiss de Lexicografia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Tradução André Cechinel. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2011.
MOLETTA, A. Criação de curta-metragem em vídeo digital: uma proposta para produções de baixo custo. São Paulo: Summus, 2009.
KRISTEVA, J. Introdução à Semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
SOUSA, R. Ver e tornar visível – formulações básicas em cinema e vídeo. Coleção Temas Educacionais nº 8. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.
STAM, R. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro, n. 51, p. 19-53, jul./dez., 2006.
PEPETELA. As aventuras de Ngunga. São Paulo: Ática, 1980.
PEPETELA. A geração da utopia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
PLAZA, J. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.
CUNHA, M. Z. Entre livros e telas – a narrativa para crianças e jovens: saberes sensíveis e olhares críticos. Via Atlântica, nº14, 2008. Disponível para consulta em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50379. Data de acesso: 16/10/2014.
GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Tradução de Luciene Guimarães e Maria Antônia Ramos Coutinho. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2006. (Livros Viva Voz). Disponível para consulta em: http://issuu.com/labed/docs/palimpsestoslivro-site. Data de acesso: 16/10/2014.
GONÇALVES, C. Entrevista sobre o cinema angolano com Maria João Ganga. Lisboa. Fev/2005. Disponível para consulta em: http://cine-africa.blogspot.com.br/2012/11/a-n-gola-maria-joao-ganga-2004-drama.html. Data de acesso: 17/10/2014.
LAURITI, T. As aventuras de Ngunga, de Pepetela: muito além da cartilha. Via Atlântica, nº14, 2008. Disponível para consulta em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50408/54531. Data de acesso: 16/10/2014.
MARQUEZINI, F. B. C. Aos cacos: imagens da nação angolana em ‘As aventuras de Ngunga’ e ‘Na cidade vazia’, livro e filme. Via Atlântica, nº13, 2008. Disponível para consulta em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50305. Data de acesso: 16/10/2014.
MENESES, A. A história do kizomba. Disponível para consulta em: http://www.maiskizomba.com/kizomba. Data de acesso: 16/10/2014.
GANGA, M. J. Na cidade vazia. Drama. 90 min. Cor. Angola/Portugal, 2004. Disponível para consulta em: https://www.youtube.com/watch?v=Lz_9EstYLn4. Data de acesso: 16/10/2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Thiago Lauriti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).