“As imagens dos sons” em Baú de ossos, de Pedro Nava
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.156927Palabras clave:
Pedro Nava, memórias, músicaResumen
Memórias de infância são campo de pesquisa para a Ciência e Literatura. Este ensaio descreve a relação entre música e memória no contexto de Baú de ossos (1972), volume inicial das Memórias de Pedro Nava. Este estudo pretende assinalar a presença de uma memória musical atuando como chave mnemônica nos relatos biográficos e autobiográficos de Nava. O principal objetivo é comentar a função da música na composição literária de Baú de ossos.
Referencias
AGOSTINHO, Santo. Confissões. Tradução de J. Oliveira Santos e A. Ambrósio de Pina. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações, 1972.
FORTEA, Jose Antonio. El león em invierno: una película, tres miradas. Blog del Padre Fortea. Viernes, Abril 5, 2019. Disponível em: http://blogdelpadrefortea.blogspot.com/. Acesso em: 08 fev. 2019.
FREYRE, Gilberto. Ordem e progresso. São Paulo: Global Editora, 2004.
KADDOUCH, Robert; NOULHIANE, Marion. L’enfant, la musique et la mémoire. Bruxelles, Paris: De Boeck-Solal, 2013.
NAVA, P. Baú de ossos. 3. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1974.
NORA, Pierre. Between Memory and History: Les Liéux de Mémoire. Representations, n. 26, 7-24, 1989. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2928520. Consultado em: 08 de fev. de 2019.
PORTER, Marcía D. Singing in Brazilian Portuguese: A Guide to Lyric Diction and Vocal Repertoire. Maryland: Rowman & Littlefield, 2017.
PROUST, Marcel. Em busca do tempo recuperado. Tradução de Fernando Py. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
SARTRE, Jean-Paul. Les mots. Paris: Gallimard, 1964.
TINHORÃO, José Ramos. A música popular no romance brasileiro: Séculos XVIII e XIX. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2000.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações, 1972.
FORTEA, Jose Antonio. El león em invierno: una película, tres miradas. Blog del Padre Fortea. Viernes, Abril 5, 2019. Disponível em: http://blogdelpadrefortea.blogspot.com/. Acesso em: 08 fev. 2019.
FREYRE, Gilberto. Ordem e progresso. São Paulo: Global Editora, 2004.
KADDOUCH, Robert; NOULHIANE, Marion. L’enfant, la musique et la mémoire. Bruxelles, Paris: De Boeck-Solal, 2013.
NAVA, P. Baú de ossos. 3. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1974.
NORA, Pierre. Between Memory and History: Les Liéux de Mémoire. Representations, n. 26, 7-24, 1989. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2928520. Consultado em: 08 de fev. de 2019.
PORTER, Marcía D. Singing in Brazilian Portuguese: A Guide to Lyric Diction and Vocal Repertoire. Maryland: Rowman & Littlefield, 2017.
PROUST, Marcel. Em busca do tempo recuperado. Tradução de Fernando Py. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
SARTRE, Jean-Paul. Les mots. Paris: Gallimard, 1964.
TINHORÃO, José Ramos. A música popular no romance brasileiro: Séculos XVIII e XIX. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2000.
Descargas
Publicado
2019-06-12
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).Cómo citar
GABRIEL, Maria Alice Ribeiro. “As imagens dos sons” em Baú de ossos, de Pedro Nava. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 10, p. 107–124, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.156927. Disponível em: https://journals.usp.br/literartes/article/view/156927.. Acesso em: 20 may. 2024.