Brazilian Portuguese Language Textbooks from 1976 to 1988: "Their" Authors, Subjects and Devices
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.98333Keywords:
Textbook, writers, subjects, representation, typographical devicesAbstract
Among the results of a Master’s degree research, aiming at analyzing the selection and presentation of literary texts in Brazilian Portuguese language textbooks, the most often referenced writers and subjects from 1976 to 1988 were studied, as well as the standardization of typographical devices (CHARTIER, 1996) inserted in manuals considered to be representative of such period. This current paper presents the corresponding results.
References
CANDIDO, Antonio. Literatura como sistema. Formação da literatura brasileira. Momentos decisivos 1750-1880. 11 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007. pp. 25-27.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CHARTIER, Roger. A leitura: uma prática cultural. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger Chartier. In: Práticas de leitura. Trad. Cristiane Nascimento e Angel Bojadsen I. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. pp. 231-253.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. p. 77-105.
CHARTIER, Roger & ROCHE, Daniel. O livro: uma mudança de perspectiva. In: LE GOFF, J.; NORA, P. (orgs.) História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. pp. 99-115.
GALVÃO, Walnice Nogueira. Modernismo. In: Roteiro da poesia brasileira e modernismo. São Paulo: Global, 2008. pp. 7-20.
KATO, Mary (Autor); MESERANI, Samir Curi (Autor). Linguagem: criatividade: leitura, interpretação, gramática, redação. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 1979 (6ª série).
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. História & Histórias. São Paulo: Ática, 2007.
RODRIGUES, Ada Natal; PAULA, Arlette Azevedo de; SILVA, Maria Thereza Garcia Lopes da. Tempo de comunicação: comunicação e expressão em língua portuguesa - 5ª série, ensino de 1º grau. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1976, 1977.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação (1975). Guias Curriculares para o ensino de 1º grau. São Paulo: CERHUPE, 1975.
ZILBERMAN, Regina. O verismo e a fantasia das crianças. In: A literatura infantil na escola. 11 ed. São Paulo: Global, 2003. pp. 195-203.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).