The (de)formation in high school: literature in danger
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.96107Keywords:
literature, high school, classes, contemporaneityAbstract
Thinking of a noticeable phenomenon in literature classes at high school, where it is noted a wear in dealing with the literary text, it was necessary to rethink the position of two agents directly involved: students and teachers. On one side, there are uninterested students onliterature, on the other hand, we have teachers who often ignore even the real meaning of the term. Thus, we have the school in the center of our observations.
References
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
AMADO, Jorge. Menino Grapiuna. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília, DF, 2006.
CANDIDO, Antonio. A Literatura e a formação do homem, Ciências e Cultura. v. 24, n. 9, 1972.
CEREJA, W. Ensino de literatura: uma proposta para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.
LAJOLO, Marisa. Usos e abusos da literatura na escola: Bilac e a literatura escolar na República Velha. Rio de Janeiro: Globo, 1982.
LAJOLO, Marisa. Leitura e literatura: direito, dever ou prazer? In: LIMA, Aldo de. (org.) O direito a literatura. Recife: Universitária da UFPE, 2012.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. São Paulo: Ática; 2008.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A literatura rarefeita: leitura e livro no Brasil. São Paulo: Ática, 2002.
LIMA, Aldo. O ensino de literatura e a pedagogia do digesto. In: LIMA, Aldo de. (org.) O direito a literatura. Recife: Universitária da UFPE, 2012.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos de pedagogia e leitura. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meia. 4 ed. Rio de Janeiro: Difel, 2005.
WEBER, Max. Economia e sociedade. 2 ed. Brasília: UNB, 2010.
VEZZOSI, Carina Rafael. Ensino de literatura: reflexões e possibilidades. TCC. Porto Alegre, 2009.
ZILBERMAN, Regina. Precisamos falar sobre o ensino. In: XIV Encontro da ABRALIC. Belém: Universidade Federal do Pará, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).