The reading articulators project: a proposal for training readers in Belo Horizonte Municipal Education Network (RME-BH)

Authors

  • Chrisley Soares Félix Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Marta Passos Pinheiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.172833

Keywords:

Literature, Literary mediation, Training of readers

Abstract

The work presented is the result of a research project of action to train
readers in the city of Belo Horizonte; to this end, in addition to bibliographic research related to literary reading, reading mediation and training of readers, there was an accompaniment of the training actions of literary reading mediators as well as the
implementation of institutional practices to promote literary reading in the school spaces of the Network Belo Horizonte Municipal School of Education (RME-BH).

Author Biographies

  • Chrisley Soares Félix, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG e professora da RME-BH. 

  • Marta Passos Pinheiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Professora doutora do CEFET-MG. 

References

ABREU, M. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: UNESP, 2006.

ANDRUETO, M. Por uma literatura sem adjetivos. Trad.de Carmem Cacciacarro. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BELO HORIZONTE, Diário Oficial do Município (DOM). Disponível em (http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1161776). Acesso em 21/3/2018.

BELO HORIZONTE, Rede Municipal de Educação. Leituras em Conexão. SMED, Belo Horizonte, 2018.

BELO HORIZONTE, Diário Oficial do Município (DOM-PBH), “Articuladores de leitura ganham espaço nas escolas municipais”. Disponível em https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/articuladores-de-leitura-ganham-espaco-nas-escolas-municipais-de-belo-horizonte . Acesso em 21/1/2019.

BRASIL, Decreto 7.559, de 1º de setembro de 2011. Plano Nacional do Livro e Leitura. Disponível emhttp://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/DEC%207.559-2011?OpenDocument. Acesso 2/1/2019.

BRASIL. Lei 12796. 2013. Disponível em http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%2012.796-2013?OpenDocument. Acesso em 19/1/2017.

CADERMATORI, L. O que é literatura infantil? São Paulo: Brasiliense, 1986.

CADERMATORI, L. O professor e a literatura: a formação do leitor: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In:Vários escritos. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p. 171-193.

CEALE, Centro de Estudo de Alfabetização, Leitura e Escrita. Literatura: vivências, leituras e os vários caminhos na formação do leitor. Jornal Letra A. Belo Horizonte, mar/abr, ano 12, n.45, 2016.

CEALE, Centro de Estudo de Alfabetização, Leitura e Escrita. Apertura do Projeto “Leituras em Conexão”. Disponível em Disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/leituras-em-conexao-promove-segundo-encontro-amanha.html. Publicado em 16/3/2018. Acesso 5/1/2019.

CEALE, Centro de Estudo de Alfabetização, Leitura e Escrita. Curso leituras em conexão: formação de articuladores de leitura das escolas municipais de Belo Horizonte. Disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/leituras-em-conexao-promove-segundo-encontro-amanha.html. Publicado em 16/3/2018. Acesso 5/1/2019.

CEALE, Centro de Estudo de Alfabetização, Leitura e Escrita. Cadernos curso Articuladores de Leitura. Belo Horizonte, 2019.

CECCANTINI, J. Perspectivas de pesquisa em literatura infanto-juvenil. In: Leitura e literatura infanto-juvenil. São Paulo: Cultura acadêmica, 2004.

COLOMER, T. A formação do Leitor Literário. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.

COLOMER, T.Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2016.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

Published

2021-12-07

How to Cite

FÉLIX, Chrisley Soares; PINHEIRO, Marta Passos. The reading articulators project: a proposal for training readers in Belo Horizonte Municipal Education Network (RME-BH) . Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 14, p. 81–97, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.172833. Disponível em: https://journals.usp.br/literartes/article/view/172833.. Acesso em: 22 jul. 2024.