Cultures that also express themselves in portuguese: training of readers through african poems at EJA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.172500Keywords:
Literary reading, Education, Interdisciplinarity, African portuguese speaking literature, Ethnic-racialAbstract
This is an experience related to the formation of readers through poems of African literature, which was developed in the project, of an interdisciplinary and ethnoracial nature, Cultures that are also showed in Portuguese with classes of EJA (Youth and Adult Education) from the public school EMEF CEU Cantos do Amanhecer, from DRE-CL (Board of Education of Campo Limpo), from the Municipal Education Secretary of São
Paulo, in 2016.
References
BRASIL. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular primeiro segmento. São Paulo: Ação Educativa/Brasília: MEC, 2001. Disponível em: http:portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegme/proposta curricu lar.pdf. Acesso em 12 de mar. 2019.
BRASIL. Orientações e ações para a educação das relações etnicorraciais. Brasília: SECAD, 2010. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes
/orientacoes acoes_miolo.pdf. Acesso em 12 de mar. de 2019.
BRASIL. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos segundo do ensino fundamental. Vol. 2. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/ arquivos /pdf/vol2_linguaportuguesa.pdf. Acesso em 27 de mar. de 2019.
CHAVES, RITA. O passado presente na literatura africana. Revista Atlântica, São Paulo, n.7, 147-161, 2004. Disponível em: http://www.revistas. usp.br/viaatlantica/article/view/49794/53898. Acesso em 17 de mar. de 2019.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
PETIT, MICHÈLE. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Educação de Jovens e Adultos: princípios e práticas. São Paulo : SME / DOT, 2016.
SÃO PAULO (SP) A. Secretaria Municipal de Educação. Educação de Jovens e Adultos: princípios e práticas – volume 2. São Paulo: SME / DOT, 2016.
SÃO PAULO. (SP). Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagem para a educação etnicorracial na educação infantl, ensino fundamental e médio. São Paulo: SME / DOT, 2008
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Emerson da Cruz Inácio, Fábio Roberto Ferreira Barreto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).