Anita Malfatti e a reflexão sobre o espaço feminino na arte: Uma análise do livro infantil Aconteceu às 19:22
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2023.203069Palavras-chave:
Semana da Arte Moderna, Anita Malfatti, Anna Carolina Longano, teatro, pinturaResumo
Este artigo investiga o modo como a pintora Anita Malfatti, uma das expoentes da Semana de Arte Moderna de 1922, ressurge no texto dramatúrgico para crianças, publicado em livro, Aconteceu às 19:22, de Anna Carolina Longano. Cem anos após o evento modernista, Malfatti e a menina Annita, uma estudante de 8 anos do século XXI, rompem a barreira do tempo, se encontram, e originam uma contundente e sensível reflexão sobre o espaço das mulheres na arte.
Referências
AMARAL, Aracy A. Artes plásticas na Semana de 22 – 5ᵃ ed. revista e ampliada. São Paulo: Editora 34, 2021.
BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e no espaço – Biografia e estudo de obra. São Paulo: Editora 34; Editora Edusp, 2006.
BRITO, Mário da Silva. História do modernismo brasileiro: antecedentes da Semana de Arte Moderna. São Paulo: Saraiva, 1958.
DANTAS, Goimar. Rotas literárias de São Paulo. Editora Senac São Paulo, 2014.
LONGANO, Anna Carolina. Aconteceu às 19:22. Ilustrador: Lauro Freire. São Paulo: Cia. Ruído Rosa, 2021.
NITRINI, Sandra. Literatura comparada – História, Teoria e Crítica. 2ª ed. São Paulo: Edusp, 2000.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. 2ᵃ ed. São Paulo. Trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Goimar de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).