Ficção, emoção e realidade: formulações sobre o horror artístico em Drácula e A Bruxa de Blair

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.185125

Palavras-chave:

Horror artístico, Mimesis, found footage, Drácula, A Bruxa de Blair

Resumo

Este artigo propõe uma releitura crítica do conceito de horror artístico (CARROLL, 1999) e uma relativização do alinhamento entre a experiência do gênero horror e a ficcionalidade inerente à produção estética da obra. Pretende-se, nessa direção, uma reformulação da relação estabelecida entre ficção e realidade, no intuito de se compreender a experiência emotiva que é central para o  entendimento do horror como gênero. São tomadas, para esse fim, duas obras paradigmáticas do gênero, Drácula e A Bruxa de Blair, por meio das quais é estabelecer uma relação problemática entre ficção e realidade.

Biografia do Autor

  • Leonardo Brandão de Oliveira Amaral, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Ibilce)

    É graduado em Letras - Português/Inglês (2021) pela Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Pimenta. Na graduação e na iniciação científica. Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras (Teoria e Estudos Literários) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Ibilce/Unesp), campus de São José do Rio Preto. Participa do Núcleo de Estudo de Teoria Linguística e Literária (NETLLI) e do Núcleo de Pesquisa em Literatura Popular (Behetçoho). Seus estudos assentam-se nas áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura Latino-americana, em especial nas suas interseções no conto e nas narrativas do insólito.

  • Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri

    Possui graduação (1996), mestrado (2001) e doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea e as formas da estética oral popular. Também manifesta crescente interesse pelas literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

  • Pétrus David Sousa Patrício, Universidade Regional do Cariri

    Mestrando do Programa de Pós-Gradução em Letras (PPGL), pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduado em Letras, com licenciatura dupla em Língua Inglesa e suas Literaturas, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), membro do Núcleo de Estudo de Teoria Linguística e Literatura (NETLLI). Desenvolve pesquisas nas áreas de literatura inglesa e norte-americana, com enfoque nas produções dos gêneros de terror e ficção científica, intermidialidade (observando as relações entre literatura, cinema e televisão), a partir de abordagens psicanalíticas e bakhtinianas.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

AMARAL, Leonardo Brandão de Oliveira; MARTINS, Edson Soares; PATRÍCIO, Pétrus David Sousa. Ficção, emoção e realidade: formulações sobre o horror artístico em Drácula e A Bruxa de Blair. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 16, p. 116–140, 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.185125. Disponível em: https://journals.usp.br/literartes/article/view/185125.. Acesso em: 14 maio. 2024.