Sobre a Natureza dos Contos de Fadas
Entrevista com Ruth Bottigheimer
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.176347Palavras-chave:
entrevista, Ruth Bottigheimer, contos de fadasResumo
A 12ª edição da Revista Literartes, segundo número dedicado a reflexões artísticas, teóricas e críticas acerca do maravilhoso feérico em seus múltiplos suportes e mídias, tem o prazer de entrevistar uma das maiores referências mundiais em termos de pesquisa sobre o conto de fadas: Ruth Bottigheimer, docente junto ao Departamento de Análises Culturais e Teoria da Universidade Pública de Nova York em Stony Brook.
Ruth dedicou grande parte de sua formação acadêmica a áreas como Língua e Literatura Germânica, História Medieval, História da Ilustração e História da Bíblia. Formou-se na Universidade de Berkeley, Califórnia, na Universidade de Munique e no Colégio Universitário de Londres. Ao longo de mais de cinquenta anos de magistério, ministrou aulas nas Universidades de Viena, Princeton e Califórnia. É membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Narrativas Folclóricas e da Associação de Literatura Infantil, entre outras.
Entre suas principais obras, destacam-se: Grimm’s Bad Girls and Bold Boys: The Moral and Social Vision of the Tales (“As Meninas Más e os Garotos Durões de Grimm: A Visão Moral e Social dos Contos”, Yale University Press, 1987), Fairy Tales and Society: Illusion, Allusion and Paradigm (“Contos de Fadas e Sociedade: Ilusão, Alusão e Paradigma”, University of Pennsylvania Press, 1987), Fairy Godfather: Straparola, Venice, and the Fairy Tale Tradition (“O Padrinho das Fadas: Straparola, Veneza e a Tradição dos Contos de Fadas”, University of Pennsylvania Press, 2002), Fairy Tales: A New History (“Contos de Fadas: Uma Nova História”, State University of New York Press, 2009), Fairy Tales Framed: Early Forewords, Afterwords, and Critical Words (“Contos de Fadas em Moldura: Prefácios, Posfácios e Notas Críticas”, State University of New York Press, 2012) e Magic Tales and Fairy Tale Magic from Ancient Egypt to the Italian Renaissance (“Contos de Magia e a Magia dos Contos de Fadas do Antigo Egito à Renascença Italiana”, Palgrave Macmillan, 2014).
Nesta entrevista, exploramos temas como a história do conto de fadas, as fontes modelares do gênero e os contos de fadas de autoria feminina, convidando nossos leitores a refletirem sobre as mais recentes descobertas feitas nesse campo de estudos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Paulo César Ribeiro Filho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).