O papel da máquina editorial na publicação de Nove novena, de Osman Lins, na França e na Alemanha.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2000.105410Palavras-chave:
patronagem, poder, estratégia, seleção, política empresarial, fator econômico, fator poetológico.Resumo
O mercado editorial insere-se em um sistema no qual há mecanismos de poder em jogo. Fator de controle fora do próprio sistema literário, ele intervém na decisão de publicar uma tradução. Com base nas informações contidas na correspondência mantida entre Osman Lins e as tradutoras francesa e alemã, mostra-se como Nove, novena chegou ao conhecimento das editoras na França e na Alemanha, em que dificuldades esbarrou a publicação da tradução da obra, quais foram as estratégias usadas pela tradutora, pela agente literária e pelo próprio escritor para convencer os editores alemães a publicá-la e quais os argumentos alegados por eles para não editá-la.Downloads
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Publicado
2000-10-15
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Kirsch, G. F. (2000). O papel da máquina editorial na publicação de Nove novena, de Osman Lins, na França e na Alemanha. Língua E Literatura, 26, 175-195. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2000.105410